Técnicas restauradoras em odontopediatria apresentam partic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2045990 Odontologia
Técnicas restauradoras em odontopediatria apresentam particularidades quando são realizadas em dentes decíduos. Assinale a alternativa correta sobre esse assunto.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão aborda as particularidades das técnicas restauradoras em odontopediatria, especialmente em dentes decíduos. Para resolvê-la, é necessário ter conhecimento sobre materiais restauradores, técnicas de remoção de tecido cariado, e características específicas dos dentes decíduos em relação aos permanentes.

Alternativa Correta: C

A alternativa C está correta porque aborda a necessidade de remoção total do tecido cariado até o limite amelodentinário para garantir uma boa adesão do material restaurador ao esmalte sadio. Isso é importante para que a restauração seja durável e efetiva em termos de função e estética. A técnica de remoção parcial de tecido cariado, entretanto, pode ser considerada em situações específicas para evitar exposição pulpar.

Alternativas Incorretas:

A - A alternativa menciona a ART (Tratamento Restaurador Atraumático) como técnica de escolha para lesões que acometem mais de duas superfícies dentárias. No entanto, a ART geralmente é utilizada como um tratamento temporário ou em casos de acesso restrito, e não é a técnica de escolha em lesões extensas que comprometem a estrutura do dente.

B - A alternativa sugere o uso de CIV modificado por resina para ART quando há envolvimento de mais de uma face do dente. Contudo, o material tradicionalmente usado na ART é o Cimento de Ionômero de Vidro convencional, que tem boa adesão e liberação de flúor, mas não é modificado por resina.

D - A afirmação sobre a remoção completa do tecido cariado na parede pulpar é incorreta. Em algumas situações, deixar uma pequena quantidade de dentina amolecida pode ser preferível para evitar exposição pulpar, e técnicas como a remoção seletiva são usadas para minimizar o risco de injúria pulpar.

E - O condicionamento ácido em dentes decíduos não deve ser prolongado por 15 segundos em esmalte e dentina devido à menor mineralização desses substratos comparado aos permanentes. Um tempo menor é recomendado para evitar excesso de desmineralização.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a letra C. As técnicas restauradoras em odontopediatria apresentam particularidades quando são realizadas em dentes decíduos, e uma das principais diferenças é a necessidade de garantir a adesão do material restaurador ao esmalte sadio. Para isso, é importante que a remoção do tecido cariado seja total até o limite amelodentinário, garantindo a adesão adequada do material e, consequentemente, a durabilidade da restauração. A remoção parcial do tecido cariado pode levar a falhas na adesão e infiltração, além de aumentar o risco de recidiva de lesões de cárie.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo