A clonidina foi o primeiro agonista do receptor alfa2-adrené...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q648911 Medicina
A clonidina foi o primeiro agonista do receptor alfa2-adrenérgico de ação central largamente utilizado em medicina. Enquanto que a dexmedetomidina foi primariamente comercializado como um sedativo. Acerca da dexmedetomidina, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central desta questão é a farmacologia de um sedativo chamado dexmedetomidina, especificamente seu mecanismo de ação e perfil de efeitos. A pergunta exige que o candidato conheça as características farmacológicas dos agonistas dos receptores alfa2-adrenérgicos, comparando-as com a clonidina.

Alternativa correta: C - É a agonista dos receptores alfa2-adrenérgicos mais seletivo do que a clonidina.

Justificativa: A dexmedetomidina é reconhecida por sua alta seletividade para receptores alfa2-adrenérgicos, mais do que a clonidina. Essa alta seletividade é uma característica importante que a diferencia, proporcionando um efeito sedativo mais direcionado, com menor impacto sobre os receptores alfa1 e, portanto, menos efeitos adversos relacionados à ativação desses receptores.

Análise das alternativas incorretas:

A - Possui propriedade anticonvulsivante. Esta alternativa está incorreta porque a dexmedetomidina não é conhecida por possuir propriedades anticonvulsivantes. Ela é utilizada principalmente como sedativo e ansiolítico.

B - Um dos efeitos colaterais é a estimulação parassimpática. Esta afirmação é incorreta, já que a dexmedetomidina, como um agonista alfa2-adrenérgico, tipicamente reduz a atividade simpática, levando a um efeito calmante, e não a uma estimulação parassimpática.

D - Produz aumento da pressão arterial e aumento da frequência cardíaca em doses usuais. Esta alternativa é incorreta porque, em doses usuais, a dexmedetomidina tende a causar uma redução na frequência cardíaca e na pressão arterial, devido à diminuição da atividade simpática e aumento do tônus parassimpático.

Compreender as características dos fármacos no contexto dos receptores adrenérgicos é fundamental para resolver questões como essa. Uma estratégia útil é sempre revisar os perfis farmacológicos dos medicamentos, focando em suas ações principais e efeitos adversos comuns.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a C - a dexmedetomidina é o agonista dos receptores alfa2-adrenérgicos mais seletivo do que a clonidina. Os agonistas alfa2-adrenérgicos de ação central são usados ​​para tratar a hipertensão, dor, ansiedade e outros distúrbios. A dexmedetomidina é comumente usada como sedativo em pacientes internados em unidades de terapia intensiva, pois produz uma sedação profunda e redução da necessidade de analgésicos e sedativos adicionais. A seletividade dos agonistas alfa2-adrenérgicos é importante porque eles podem afetar a pressão arterial e a frequência cardíaca, e a dexmedetomidina é considerada mais segura do que a clonidina devido à sua maior seletividade pelos receptores alfa2. As outras alternativas estão incorretas porque a dexmedetomidina não possui propriedade anticonvulsivante, não produz estimulação parassimpática e não aumenta a pressão arterial ou frequência cardíaca em doses usuais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo