De acordo com o Ministério da Saúde, a alimentação de crianç...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q526879 Nutrição
De acordo com o Ministério da Saúde, a alimentação de crianças com desnutrição grave deve, inicialmente, oferecer um aporte calórico diário de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver esta questão, precisamos entender o conceito de dietoterapia em casos de desnutrição grave em crianças. A pergunta aborda especificamente as orientações do Ministério da Saúde sobre o aporte calórico inicial necessário.

A alternativa correta é a B - 80 a 100 kcal/kg de peso. Esta faixa calórica é recomendada para iniciar a recuperação nutricional de crianças com desnutrição grave, garantindo uma oferta energética adequada e segura.

Justificativa para a alternativa correta:

A escolha de 80 a 100 kcal/kg de peso é baseada na necessidade de fornecer energia suficiente para recuperação, mas de forma cuidadosa para evitar complicações metabólicas, como a síndrome da realimentação.

Análise das alternativas incorretas:

A - 30 a 80 kcal/kg de peso: Esta quantidade é insuficiente para iniciar a recuperação em casos de desnutrição grave, pois oferece um aporte energético muito baixo.

C - 100 a 130 kcal/kg de peso: Pode ser considerado um pouco elevado inicialmente, podendo aumentar o risco de complicações.

D - 130 a 150 kcal/kg de peso: Esta faixa é inadequada no início, pois é muito alta e pode sobrecarregar o metabolismo da criança em recuperação.

E - 150 a 180 kcal/kg de peso: Assim como a alternativa anterior, esta quantidade é excessivamente alta para o início do tratamento de desnutrição grave.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo