A tuberculose é considerada atualmente um problema de saúde ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q737212 Medicina

A tuberculose é considerada atualmente um problema de saúde pública no mundo, principalmente nas regiões pouco desenvolvidas, onde existem condições socioeconômicas desfavoráveis. Quanto à tuberculose urogenital, analise as afirmativas abaixo.

I. A tuberculose urogenital quase sempre é consequência da disseminação hematogênica da tuberculose pulmonar. Os bacilos que alcançaram os rins pela via hematogênica instalam-se inicialmente de forma bilateral no córtex renal e as lesões primárias ocorrem nos glomérulos.

II. Dor lombar e em flanco, acessos febris e calafrios traduzem a tuberculose renal, podendo ocorrer obstrução ureteral pela passagem de coágulos sanguíneos ou fragmentos de tecidos necróticos fazendo com que a dor assuma o caráter de cólica. A hematúria total silenciosa pode significar a fase inicial da doença e não deve ser investigada.

III. Os sintomas vesicais são os mais frequentes, mais exuberantes e mais importantes denunciadores da tuberculose urinária. A polaciúria é persistente e progressiva à medida que a bexiga se contrai, acompanhando-se de dor suprapúbica, piúria e hematúria.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a C, pois as afirmativas I e III estão corretas. A afirmativa I está correta ao afirmar que a tuberculose urogenital pode ser consequência da disseminação hematogênica da tuberculose pulmonar, e que os bacilos se instalam inicialmente nos rins. Já a afirmativa III está correta ao afirmar que os sintomas vesicais são os mais frequentes na tuberculose urogenital, acompanhados de dor suprapúbica, piúria e hematúria. A afirmativa II está incorreta, pois a dor lombar e em flanco não é um sintoma exclusivo da tuberculose renal, e a hematúria total silenciosa deve sempre ser investigada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo