Leia o seguinte excerto: Para nós, o ostracismo existe no s...
Para nós, o ostracismo existe no sentido figurado, mas para os atenienses era uma medida concreta que marcava a vida do ostracizado. As escavações arqueológicas permitiram que se descobrissem cacos com diversos nomes [de ostracizados].
(FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2002, p. 34.)
Considerando os conhecimentos sobre Grécia Antiga, a principal função pensada para a implantação do ostracismo na sociedade de Atenas entre os séculos VI e V a.C. foi a de impedir que:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
letra C
ostracismo é o banimento ou exíllio de algum membro da sociedade.
A própria sociedade votava para punir o cidadão!
Há época em Atenas, tínhamos a democracia, fica mais fácil a questão por saber isso. O ostracismo era uma forma de punir, com o banimento aquele membro da sociedade impedimento a concentração de poder.
Gabas: C
A alternativa correta é:
C) cidadãos concentrassem poder político e ameaçassem a democracia.
O ostracismo foi uma prática adotada em Atenas para proteger o regime democrático, especialmente no período de auge, entre os séculos VI e V a.C. Por meio de uma votação realizada na assembleia, um cidadão considerado uma ameaça à democracia, por acumular poder excessivo ou ter tendências tirânicas, poderia ser banido da cidade por 10 anos.
- Evitar a concentração de poder político nas mãos de indivíduos ambiciosos.
- Proteger a democracia de possíveis tiranias ou golpes.
- Promover a estabilidade do governo ao limitar a influência de líderes carismáticos ou poderosos.
O processo utilizava cacos de cerâmica (ostraka), nos quais os cidadãos escreviam o nome de quem deveria ser exilado. Apesar de ser uma medida democrática, o ostracismo nem sempre foi isento de disputas políticas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo