Paciente de 35 anos, sexo feminino, vem trazida por seu espo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2021 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2021 - PM-MG - 2º Tenente - Psiquiatria |
Q1860860 Psiquiatria
Paciente de 35 anos, sexo feminino, vem trazida por seu esposo militar. Conta que estivera em consulta psiquiátrica há dois meses, quando recebeu o diagnóstico de depressão maior e a indicação de uso de Paroxetina 20mg, com “bons resultados”. Há duas semanas, a sogra foi diagnosticada com câncer de mama e, desde então, a paciente passou a perder o sono, ficar ansiosa, agitada, e a se preocupar em demasia com a organização de qualquer coisa. Tem levantado de madrugada para fazer a limpeza de casa. Os pensamentos parecem-lhe acelerados. Esposo afirma que o relato da paciente procede e o que mais lhe chama a atenção é que ela “tem falado demais”, “atropelado os pensamentos”, “desatenta ao que o outro diz”, “se ocupando muito da limpeza da casa” e comprado coisas “aparentemente desnecessárias
Sobre o quadro clínico apresentado pela paciente e seu tratamento é INCORRETO afirmar: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A

A questão aborda o manejo de sintomas maníacos em um paciente diagnosticado com depressão maior, que agora apresenta sintomas sugestivos de um episódio maníaco ou hipomaníaco. Para resolver esta questão, é importante ter conhecimento sobre os diferentes tipos de medicamentos antipsicóticos e suas indicações, bem como sobre o uso de antidepressivos e benzodiazepínicos no tratamento de transtornos do humor.

Justificativa da Alternativa Correta:

A - Antipsicóticos de primeira geração apresentam baixa eficácia para o tratamento da mania aguda. Esta afirmação é incorreta, pois antipsicóticos de primeira geração, como o haloperidol, são tradicionalmente usados e são eficazes no tratamento da mania aguda. Portanto, a alternativa A é a correta para a questão, pois está erroneamente identificada como incorreta.

Análise das Alternativas Incorretas:

B - Antipsicóticos atípicos apresentam início de ação mais rápida se comparados aos estabilizadores do humor clássicos – lítio, divalproato e carbamazepina. Isso é correto. Antipsicóticos atípicos, como a olanzapina e a quetiapina, são conhecidos por terem um início de ação mais rápido no tratamento de sintomas maníacos em comparação com estabilizadores de humor clássicos.

C - Antidepressivos devem ser reduzidos, em oposição à descontinuação súbita, para minimizar os efeitos de abstinência e prevenir a piora súbita da instabilidade do humor. Esta afirmação também é correta. A redução gradual dos antidepressivos é aconselhada para evitar efeitos colaterais e a potencial piora do quadro psiquiátrico.

D - Benzodiazepínicos poderiam ser agentes coadjuvantes aceitáveis para se iniciar visando ao sono, à ansiedade e à agitação da paciente. Novamente, esta afirmação é correta. Benzodiazepínicos são frequentemente usados como adjuvantes para tratar a ansiedade e problemas de sono em episódios maníacos.

Embora todas as alternativas pareçam plausíveis à primeira vista, a chave está em perceber que a alternativa A faz uma afirmação errônea em relação à eficácia dos antipsicóticos de primeira geração na mania aguda.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo