Observe a figura abaixo. A urbanização br...
Observe a figura abaixo.
A urbanização brasileira desenvolveu-se de maneira acelerada e provocou grande concentração da população, sobretudo nas áreas metropolitanas. Tal crescimento não foi acompanhado por investimentos sociais, causando graves problemas socioespaciais, principalmente o da habitação, ilustrado pela charge.
De acordo com as condições de moradia nas cidades
brasileiras, assinale à opção correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA A
>>> Nos grandes centros urbanos brasileiros, as pessoas de baixo poder aquisitivo são impelidas a ocuparem as áreas periféricas, mais baratas e distantes, que apresentam piores condições de infraestrutura em relação às áreas centrais e as áreas abastadas das metrópoles. Com isso, não têm as mesmas condições de aproveitar a cidade da mesma maneira que as pessoas de maior poder aquisitivo, possuindo, assim, menos “direito à cidade”, termo esse que se tornou muito utilizado nas décadas recentes e que representa o acesso das pessoas aos recursos urbanos. Nesse contexto, uma das medidas apontadas para dar mais condições de acesso à cidade para as pessoas é democratizar o uso e ocupação do solo.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
GABARITO. A
A. É a chamada SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL que é meio que uma desigualdade social, um indiferença só que em relação a moradia e ambiente em que as pessoas são obrigadas a viver, distante das zonas de trabalho, sendo empurradas para zonas periféricas por assim dizer até mesmo pela valorização mobiliária dos grandes centros impossibilitando o poder aquisitivo destes povos.
B. A configuração das grandes cidades brasileiras deixou de ser excludente, principalmente pelo aumento dos investimentos (É RELATIVO) do Estado em moradia de baixa renda, exemplificados nos condomínios populares construídos em áreas mais valorizadas.
C. A locomoção diária em direção ao local de trabalho associada ao problema de moradia levou os governos estaduais a desenvolverem uma política eficiente de transportes coletivos integrados de trens, metrôs e ônibus, das zonas centrais às periferias.
D. A ausência de movimentos sociais voltados à luta pela moradia nos espaços públicos das regiões metropolitanas brasileiras contribui para o aprofundamento das contradições entre o capital e o trabalho pelo direito à cidade.
(JÁ EXISTEM MOVIMENTOS SOCIAIS ATÉ DEMAIS RSRS, MST, MTST, inclusive muitos deles violando as propriedades alheias.)
E. Os processos de intensa segregação socioespacial nas metrópoles brasileiras são minimizados pelo mercado imobiliário, que destina cada vez mais recursos para empreendimentos nas periferias, formando bairros dotados de luxo.
(Na realidade o Mercado Imobiliário contribui para a especulação imobiliária impossibilitando o poder aquisitivo dos mais pobres. E sobre o segundo grifo que diz qie eles destinam recursos pra bairros dotados de luxo nas periferias só digo uma coisa KA KA KA rsrs)
Letra A.
O alto preço dos impostos, do mercado imobiliário - casas caras- e o desemprego fazem com que a população busque medidas para tanto economizar dinheiro, quanto ter uma moradia. Assim, a favelização, lugares que não apresentam meios suficientes para vivência, como saneamento básico, educação adequada e saúde, ganha espaço.
PM/BA 2020
Só um comentário sobre a charge:
Direito é você ter a possibilidade, não significa necessariamente que vai e tem que acontecer. Por exemplo o aviso de Miranda: " você tem o direito de ficar calado ", então isso significa que todos são mudos agora? Agora ninguém fala porque tem o direito de ficar calado? Claro que não, isso é uma escolha, você escolhe ficar calado ou não, sem poder sofrer represálias por isso. Você tem o total direito de comprar uma moradia, sem que ninguém possa te impedir ( lógico que tem fatores que impedirão, como dinheiro sujo, etc ). Então Sr. Cartunista, antes de criticar algo utilizando-se de falácias e do senso comum, por que você não pega seu salário e doa uma pequena fração para a caridade? Por que você não pede para alguns empresários procurarem algum tipo de serviço para esses moradores de rua? Reclamar com desenho não adianta, reclamar não adianta, nós é que devemos fazer a diferença!
Alguém podia me explicar o erro da Letra C?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo