Paciente de 35 anos, epiléptico há 10 anos, foi admitido no ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A: o diagnóstico mais provável seria de “Status Epilepticus” Parcial Complexo.
Tema central da questão:
Essa questão aborda o diagnóstico de uma condição neurológica em um paciente com histórico de epilepsia que não está em uso de sua medicação. O conhecimento necessário para resolver essa questão inclui a compreensão de diferentes tipos de crises epilépticas e suas manifestações clínicas.
O paciente apresenta um quadro de confusão aguda, agitação psicomotora, delírios e automatismos, que são indicativos de uma crise epiléptica. O fato de ele ter suspendido a medicação também é um forte indício de que o quadro atual seja relacionado à epilepsia.
Justificativa da alternativa correta (A):
O conceito de Status Epilepticus refere-se a uma crise epiléptica prolongada ou a crises que ocorrem em sequência, sem recuperação completa entre elas. No caso do paciente, os sintomas descritos—confusão, automatismos orais e deambulatórios—são característicos de um estado epiléptico parcial complexo. A ausência de medicação antiepiléptica é uma causa comum para o desencadeamento de tal condição.
Análise das alternativas incorretas:
B - Trata-se de um distúrbio psiquiátrico, pois apresenta delírios: Embora o paciente apresente delírios, os outros sintomas, como os automatismos e o contexto de suspensão da medicação antiepiléptica, são mais indicativos de uma crise epiléptica do que de um distúrbio exclusivamente psiquiátrico.
C - Baseando-se no quadro clínico, trata-se de crise de ausência: Crises de ausência são mais comuns em crianças e geralmente se caracterizam por breves períodos de perda de consciência, sem os automatismos e agitação observados nesse paciente. Portanto, essa alternativa não se encaixa no quadro apresentado.
D - O exame de Eletroencefalograma deve ser realizado em nível ambulatorial: O quadro descrito é uma emergência médica, e não deve ser manejado em nível ambulatorial. O paciente precisa de avaliação e tratamento imediato para controlar o Status Epilepticus.
Compreender as características clínicas e os contextos que favorecem determinados diagnósticos é crucial em Medicina, especialmente em emergências neurológicas. Espero que essa explicação tenha ajudado a entender a questão de forma clara.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo