Paciente de 35 anos, epiléptico há 10 anos, foi admitido no ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1646094 Medicina
Paciente de 35 anos, epiléptico há 10 anos, foi admitido no serviço de emergência apresentando há cerca de 1 hora quadro confusional agudo, agitação psicomotora e delírios, com arresponsividade, acompanhados de automatismos orais e deambulatórios. Sua mãe informou que nos últimos 10 dias não usou sua medicação antiepiléptica, pois não tinha receita para comprar. Considerando-se esse quadro, tem-se o seguinte:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A: o diagnóstico mais provável seria de “Status Epilepticus” Parcial Complexo.

Tema central da questão:

Essa questão aborda o diagnóstico de uma condição neurológica em um paciente com histórico de epilepsia que não está em uso de sua medicação. O conhecimento necessário para resolver essa questão inclui a compreensão de diferentes tipos de crises epilépticas e suas manifestações clínicas.

O paciente apresenta um quadro de confusão aguda, agitação psicomotora, delírios e automatismos, que são indicativos de uma crise epiléptica. O fato de ele ter suspendido a medicação também é um forte indício de que o quadro atual seja relacionado à epilepsia.

Justificativa da alternativa correta (A):

O conceito de Status Epilepticus refere-se a uma crise epiléptica prolongada ou a crises que ocorrem em sequência, sem recuperação completa entre elas. No caso do paciente, os sintomas descritos—confusão, automatismos orais e deambulatórios—são característicos de um estado epiléptico parcial complexo. A ausência de medicação antiepiléptica é uma causa comum para o desencadeamento de tal condição.

Análise das alternativas incorretas:

B - Trata-se de um distúrbio psiquiátrico, pois apresenta delírios: Embora o paciente apresente delírios, os outros sintomas, como os automatismos e o contexto de suspensão da medicação antiepiléptica, são mais indicativos de uma crise epiléptica do que de um distúrbio exclusivamente psiquiátrico.

C - Baseando-se no quadro clínico, trata-se de crise de ausência: Crises de ausência são mais comuns em crianças e geralmente se caracterizam por breves períodos de perda de consciência, sem os automatismos e agitação observados nesse paciente. Portanto, essa alternativa não se encaixa no quadro apresentado.

D - O exame de Eletroencefalograma deve ser realizado em nível ambulatorial: O quadro descrito é uma emergência médica, e não deve ser manejado em nível ambulatorial. O paciente precisa de avaliação e tratamento imediato para controlar o Status Epilepticus.

Compreender as características clínicas e os contextos que favorecem determinados diagnósticos é crucial em Medicina, especialmente em emergências neurológicas. Espero que essa explicação tenha ajudado a entender a questão de forma clara.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O paciente apresenta um quadro compatível com Status Epilepticus, devido à sua história de epilepsia e à interrupção da medicação antiepiléptica. O Status Epilepticus é uma emergência médica que ocorre quando uma crise prolongada de epilepsia não é interrompida dentro de um período de 30 minutos. O paciente apresenta sinais de agitação psicomotora, delírios e automatismos orais e deambulatórios, o que pode indicar um Status Epiléptico Parcial Complexo. Portanto, a alternativa correta é a A. O paciente deve ser tratado imediatamente com medicamentos antiepilépticos e monitorado cuidadosamente em uma unidade de terapia intensiva para evitar complicações graves, como danos cerebrais e morte.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo