Um servidor público foi processado pelo crime de prevaricaç...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1970181 Direito Penal

Um servidor público foi processado pelo crime de prevaricação, todavia, ainda no curso da ação penal, restou comprovado que, à época do delito, ele não mais detinha vínculo laboral com a administração pública.


Nessa hipótese,

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab: B

Crimes funcionais são aqueles praticados por funcionários públicos contra a administração. A doutrina os divide em próprio e impróprio. O crime de prevaricação é tido pela doutrina como funcional próprio: uma vez desaparecida a qualidade elementar de funcionário público, a conduta passa a ser irrelevante para a esfera penal, por não encontrar guarida em outro artigo. Oposto a isso, temos o crime de peculato-furto (art. 312, §1º do CP), que prevê como elementar a qualidade de funcionário público, porém, ainda que não haja a referida qualidade, será possível a tipificação em outro tipo penal, qual seja, o de furto (art. 155 do CP), fato esse que a doutrina chama de crime funcional impróprio.

Os crimes funcionais são aqueles praticados por funcionários públicos contra a Administração Pública.

É aquela conduta em que o funcionário público se omite, retarda ou age de forma contrária à lei, para satisfazer um interesse ou sentimento pessoal. Caso um particular pratique a mesma conduta, estará praticando um fato atípico, irrelevante para a seara criminal, porque não há previsão dessa conduta como crime.

resposta B

✔️ PARA AJUDAR A FIXAR

Trata-se de um crime funcional PRÓPRIO, ou seja, se tirar a qualidade de funcionário público o fato deixa de existir. Tornando-se atípico por não haver previsão na lei. Absoluto

Exemplo: Prevaricação

Por outro lado, crime funcional IMPRÓPRIO, se tirar a qualidade de funcionário público a conduta ainda é típica por total previsão em lei. Relativo

Exemplo: Peculato-furto. Tirando-se a qualidade de funcionário público o fato ainda é crime. Passa, por exemplo, para o furto do artigo 155 do CP.

Vamos juntos!!

✍ GABARITO: B ✅de em Breve

Item B

Tendo em vista que o crime de Prevaricação é um crime funcionais próprios,ou seja, na ausência de ser Func. Púb, não há delito subsidiário. 

► B

ANTERIORIDADE DA LEI PENAL 

[PRINCÍPIO DA RESERVA LEGAL]

Art. 1º CP NÃO HÁ CRIME SEM LEI ANTERIOR QUE O DEFINA. NÃO HÁ PENA sem prévia cominação legal. 

(*) - “Nullum crimen, nulla poena sine lege praevia

VUNESP - 2021 - EsFCEx / IOBV - 2017 - PM-SC - Aspirante / IOBV - 2015 - PM-SC - Soldado / IBFC - 2017 - PM-BA - Soldado / CEBRASPE - 2022 - CBM-RO - Oficial / CEBRASPE - 2022 - PM-RO - Oficial / 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo