“O delegado Márcio Moraes, titular da Delegacia de Homicídi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q827705 Português

“O delegado Márcio Moraes, titular da Delegacia de Homicídios, disse que a maioria das gírias é criada por bandidos, para despistar a ação da polícia.” (6º parágrafo) Acerca da organização sintática desse trecho, analise as afirmações abaixo.

1) O segmento “que a maioria das gírias é criada por bandidos” complementa o sentido da forma verbal “disse”, desempenhando, assim, a função de objeto direto.

2) O segmento “titular da Delegacia de Homicídios” traz uma explicação adicional a respeito do sujeito, sendo, assim, um aposto.

3) O segmento “a maioria das gírias” cumpre a função de sujeito da forma verbal “é criada”.

4) O segmento “por bandidos” indica quem é o agente da forma verbal “é criada”, sendo, assim, o agente da passiva.

Estão corretas:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABA E

todas estão corretas

Os itens apresentados estão todos corretos.

Serve até para anotações.

GABARITO "E"

primeira. quem diz, diz algo. [ objetiva direta ] correto.

segundo [ aposto explicativo de quem é o delegado.

terceiro [ a maioria é nucleo do sujeito, é portanto, correta.

quarto [ o bandido pratica a ação , porém não é sujeito, logo é p ag da passiva.

abraçãos

GABARITO LETRA E

todas as alternativas estão corretas

1) CORRETA. O segmento “que a maioria das gírias é criada por bandidos” complementa o sentido da forma verbal “disse”, desempenhando, assim, a função de objeto direto.

 Na oração "“O delegado Márcio Moraes, titular da Delegacia de Homicídios, disse (...)", o verbo dizer é transitivo direto, pois ele tem sentido incompleto e requer um complemento não preposicionado. Quem disse disse alguma coisa.

 O termo não preposicionado que completa o sentido desse verbo como objeto direto é a oração "que a maioria das gírias é criada por bandidos". Trata-se de uma oração subordinada substantiva objetiva direta.

 2) CORRETA. O segmento “titular da Delegacia de Homicídios” traz uma explicação adicional a respeito do sujeito, sendo, assim, um aposto

 Na oração "“O delegado Márcio Moraes, titular da Delegacia de Homicídios, disse", quem disse algo foi "O delegado Márcio Moraes". O termo "O delegado Márcio Moraes" funciona como sujeito do verbo dizer.

 O segmento “titular da Delegacia de Homicídios”, isolado por vírgulas, explica que o delegado Márcio Moraes é o titular da Delegacia de Homicídios. 

 Sintaticamente, o termo isolado por vírgulas, parênteses, dois-pontos ou travessões, usado para explicar, esclarecer, resumir ou identificar o nome ao qual ele se refere classifica-se como aposto.

 Isso é justamente o que ocorre com o segmento titular da Delegacia de Homicídiosque, trazendo uma explicação adicional a respeito do sujeito, funciona como aposto desse sujeito.

 3) CORRETA. O segmento “a maioria das gírias” cumpre a função de sujeito da forma verbal “é criada”.

 Na oração "que a maioria das gírias é criada por bandidos", quem é criada por bandidos é "a maioria das gírias". A expressão "a maioria das gírias" funciona, pois, como sujeito da forma verbal "é criada".

 4) CORRETA. O segmento “por bandidos” indica quem é o agente da forma verbal “é criada”, sendo, assim, o agente da passiva.

 Na oração "que a maioria das gírias é criada por bandidos", o verbo criar está na voz passiva analítica.

 A voz passiva analítica é formada, em geral, pelos verbos ser ou estar (flexionados) + verbo principal (transitivo direto ou transitivo direto e indireto) no particípio.

 Na locução verbal "é criada", o verbo auxiliar (ser) está flexionado no presente do indicativo (é) e o verbo principal (criar), transitivo direto, está no particípio (criada).

 Nesse caso, o sujeito é o termo que sofre a ação verbal. Em "que a maioria das gírias é criada por bandidos", quem sofre a ação verbal (quem é criada) é a maioria das gírias: sujeito paciente de "é criada".

 Na voz passiva analítica, o termo que pratica a ação verbal classifica-se como agente da passiva. Em "que a maioria das gírias é criada por bandidos", quem pratica a ação verbal (quem cria) são bandidos: agente da passiva.

Prof. Andrea

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo