Coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas aba...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q419369 Administração Pública
Coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, em relação aos conceitos que envolvem a administração pública direta e indireta no âmbito da União, de acordo com Hely Lopes Meirelles, assinalando a seguir a opção que apresenta a seqüência correta.

( ) As autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista apresentam três pontos em comum: criação por lei específica, personalidade jurídica e patrimônio próprio.
  
( ) A autarquia, pessoa jurídica de Direito Público, realiza um serviço destacado da Administração indireta, exer­cendo, assim, atividades típicas da Administração Pública .

( ) A fundação pública, pessoa jurídica de Direito Público, realiza atividades apenas de interesse público.

( ) A empresa pública, pessoa jurídica de Direito Público, tem por finalidade a exploração de atividade econômica por força de contingência ou de conveniência administrativa.

( ) A sociedade de economia mista, pessoa jurídica de Direito Privado, tem por objetivo a exploração de atividade econômica, independente das circunstâncias que justificam a criação da empresa pública.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - (V) (F) (V) (F) (V)

Tema central: A questão aborda a administração pública direta e indireta no âmbito da União, com base nos conceitos estabelecidos por Hely Lopes Meirelles. Para resolver esta questão, é necessário entender a diferença entre as entidades que compõem a administração pública, como autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista.

Justificativa da alternativa correta (B):

(V) As autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista de fato têm três pontos em comum: criação por lei específica, personalidade jurídica e patrimônio próprio. Este é um conceito fundamental das entidades da administração pública indireta.

(F) A autarquia é uma pessoa jurídica de Direito Público e realiza serviços típicos da administração pública, mas a afirmativa está correta apenas quanto ao aspecto de ser pessoa jurídica de Direito Público. A parte que diz "exercendo, assim, atividades típicas da Administração Pública" é verdadeira, mas é importante lembrar que a Administração Indireta não se limita a isso, podendo englobar também outros aspectos, como a especialização de serviços ou a descentralização administrativa.

(V) A fundação pública pode ter natureza jurídica de Direito Público ou de Direito Privado, mas realiza atividades de interesse público, o que está de acordo com a afirmativa. Portanto, ela está correta.

(F) A empresa pública não é uma pessoa jurídica de Direito Público, mas sim de Direito Privado. Além disso, ela não se limita à exploração de atividade econômica por contingência ou conveniência administrativa, podendo ter outras finalidades conforme estabelecido em sua criação.

(V) A sociedade de economia mista é uma pessoa jurídica de Direito Privado que de fato tem por objetivo a exploração de atividade econômica, independentemente das circunstâncias de criação que se aplicam às empresas públicas.

Análise das alternativas incorretas:

A - (V) (V) (V) (F) (V): A segunda afirmativa está incorreta, como explicado acima.

C - (F) (F) (F) (V) (V): A primeira e a terceira afirmativas estão corretas, mas marcadas como falsas nesta opção.

D - (F) (V) (F) (F) (V): A primeira afirmativa está correta, mas marcada como falsa.

E - (F) (F) (V) (V) (F): A primeira e a última afirmativas estão corretas, mas marcadas como falsas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

NÃO ENTENDI ? ALGUEM PODERIA ME AJUDAR ?

AUTARQUIA - CRIADA POR LEI, DIREITO PÚBLICO

FUNDAÇÃO PÚBLICA -  AUTORIZADA A CRIAÇÃO, DIREITO PÚBLICO OU PRIVADO

EMPRESA PÚBLICA - AUTORIZADA A CRIAÇÃO, DIREITO  PRIVADO

Não concordo. A primeira alternativa falas que as autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista apresentam três pontos em comum: criação por lei específica, personalidade jurídica e patrimônio próprio, porém, segundo a constituição a Lei Específica cria as Autarquias e autoriza  a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação. 

Nobres, errei também a questão. Trata-se de uma questão doutrinária. São acepções únicas de um autor. 

A autarquia, pessoa jurídica de Direito Público, realiza um serviço destacado da Administração indireta, exer­cendo, assim, atividades típicas da Administração Pública . 

Essa alternativa está errada por causa do trecho "realiza um serviço destacado da Administração", visto que a autarquia é capaz de administrar-se com independência relativa (e não absoluta), visto que há a fiscalização do ente criador. Portanto não é um serviço destacado. 

 A empresa pública, pessoa jurídica de Direito Público, tem por finalidade a exploração de atividade econômica por força de contingência ou de conveniência administrativa. Essa alternativa esta incorreta pois a e empresa pública não é uma pessoa jurídica de Direito Público mas de Direito Privado.




não concordo, para mim as autarquias, empresas pub. e SEM são criadas por lei especifica, mas as fundações publicas são criadas por meio de lei autorizadora. 

o entendimento de Hely Lopes Meireles, Carvalho Filho e Marçal Justen Filho, dentre outros, e de que todas as fundações são de Direito Privado, independentemente de serem instituídas pela Administração Direta, logo o item 3 deveria ser falso e não verdadeiro, pq o enunciado pergunta segundo o Hely e para ele a fundação é P.J.D.Privado e não publico.

Leia mais: http://jus.com.br/artigos/14069/fundacao-publica-personalidade-juridica-de-direito-publico-ou-privado#ixzz3DgKSwZl2

para aqueles que estão com duvida em relação a questão de autorização de lei especifica no caso da E.P e S.E.M ao meu entendimento se refere a questão da personalidade que só ocorrerá após o registro delas o que não ocorre com as autarquias que já adquirem personalidade concomitantemente com a criação da lei

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo