Qual das seguintes alternativas quanto ao câncer gástrico av...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é o câncer gástrico avançado, mais especificamente a classificação de Borrmann, que descreve diferentes tipos de lesões gástricas. Para resolver essa questão, o estudante precisa entender as características das lesões de Borrmann, além de conceitos básicos sobre linite plástica e métodos diagnósticos como ecoendoscopia.
A alternativa correta é a E: Na lesão tipo Borrmann IV, o diagnóstico histológico muitas vezes precisa de ecoendoscopia com punção ou macrobiópsias.
Vamos detalhar o porquê dessa resposta ser correta e as outras, incorretas:
Alternativa E - Correta: A lesão tipo Borrmann IV é caracterizada por uma infiltração difusa que envolve a parede gástrica, tornando-o difícil de ser diagnosticado com métodos convencionais. Muitas vezes, é necessário o uso de métodos avançados como ecoendoscopia com punção para obter amostras de tecido adequadas, ou macrobiópsias.
Alternativa A - Incorreta: As lesões tipo Borrmann II e III têm, sim, uma tendência a se localizar em certos segmentos do estômago, ao contrário do que a alternativa sugere. O Borrmann II é mais frequentemente encontrado na pequena curvatura, enquanto o Borrmann III pode ser encontrado em diversas partes.
Alternativa B - Incorreta: A linite plástica não se limita à infiltração difusa das camadas mencionadas. Ela infiltra principalmente a submucosa e muscular própria, mas também pode envolver a serosa, levando a um espessamento da parede gástrica.
Alternativa C - Incorreta: O prognóstico das lesões tipo Borrmann I não é necessariamente melhor do que o dos tipos II e III. O Borrmann I, que é mais polipoide, tem variabilidade no prognóstico dependendo de outros fatores, como a extensão e a presença de metástases.
Alternativa D - Incorreta: As lesões Borrmann I não são as mais frequentes. Na verdade, as lesões mais comuns são as tipo II e III, e o Borrmann I geralmente é menos frequente.
Compreender as características específicas de cada tipo de lesão gástrica ajuda a determinar o diagnóstico correto e o tratamento adequado. Espero que essas explicações tenham ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre o tema!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo