Qual a principal causa de óbito na esclerose sistêmica prog...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q648800 Medicina
Qual a principal causa de óbito na esclerose sistêmica progressiva?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - Insuficiência respiratória

O tema central desta questão é a esclerose sistêmica progressiva, uma doença autoimune rara que afeta principalmente a pele, mas também pode comprometer órgãos internos como pulmões, coração e rins. Para responder corretamente a esta questão, é necessário compreender as complicações mais graves dessa condição.

A esclerose sistêmica pode levar a uma série de complicações, mas a principal causa de óbito é a insuficiência respiratória. A doença pode causar fibrose pulmonar e hipertensão pulmonar, que são complicações graves que afetam a capacidade respiratória do paciente.

Justificativa da Alternativa Correta:

A insuficiência respiratória é uma complicação comum em pacientes com esclerose sistêmica, devido ao envolvimento pulmonar significativo. A fibrose pulmonar resulta em tecido pulmonar rígido e incapaz de realizar trocas gasosas adequadas, levando à insuficiência respiratória. Portanto, é frequente que essa seja a principal causa de morte nestes pacientes.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • A - Insuficiência renal: Apesar de o envolvimento renal ser significativo na esclerose sistêmica, especialmente na forma de crise renal esclerodérmica, não é a principal causa de óbito atualmente, devido aos avanços no tratamento com inibidores da enzima de conversão da angiotensina.
  • B - Insuficiência cardíaca: Complicações cardíacas podem ocorrer, mas são menos comuns como causa de morte quando comparadas às complicações pulmonares.
  • D - Fenômenos tromboembólicos: Podem ocorrer, mas não são as principais causas de óbito na esclerose sistêmica.
  • E - Septicemia: Infecções podem complicar o quadro, mas, novamente, não são a principal causa de morte.

Essa análise das alternativas ajuda a reforçar a importância de entender o impacto do envolvimento pulmonar na esclerose sistêmica progressiva e como isso influencia na mortalidade dos pacientes.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A principal causa de óbito na esclerose sistêmica progressiva é a insuficiência respiratória, que pode ocorrer devido ao envolvimento dos músculos respiratórios e do tecido pulmonar pela doença. A esclerose sistêmica progressiva é uma doença autoimune que afeta diversos órgãos e tecidos, incluindo os pulmões. Com o tempo, a fibrose pulmonar pode se desenvolver, o que pode levar à insuficiência respiratória e morte. Os outros fatores listados como possíveis causas de óbito na esclerose sistêmica progressiva (insuficiência renal, insuficiência cardíaca, fenômenos tromboembólicos e septicemia) também podem ocorrer, mas a insuficiência respiratória é geralmente considerada a causa mais comum de morte na doença.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo