Ainda sobre os direitos e deveres individuais e coletivos pr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q641720 Direito Constitucional

Ainda sobre os direitos e deveres individuais e coletivos previstos na Constituição Federal, analise as afirmativas abaixo:

I. “B” era assaltante de estabelecimentos bancários. Numa troca de tiros com a Polícia Militar, “B” falece, deixando uma herança avaliada em quinhentos mil reais, produto das atividades criminosas, e três herdeiros. Nessa situação, os herdeiros de “B” permanecem com o direito à herança.

II. Se o Brasil entrar oficialmente em guerra, esse fato permite a aplicação da pena de morte, excepcionalmente.

III. A Constituição assegura às presidiárias condições para que elas possam permanecer com seus filhos durante o período de amamentação.

IV. É possível a extradição de brasileiro naturalizado que comete o crime de tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins após a sua naturalização.

Está(ão) CORRETA(S) somente

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Quanto às disposições constitucionais, analisando as alternativas:

I - INCORRETA. Os herdeiros não permanecem com o direito de herança, de acordo com o art. 5º, XLV, que determina que a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento dos bens pode ser estendida aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido.

II - CORRETA. A guerra declarada é a única hipótese em que se permite a pena de morte. Art. 5º, XLVII, "a".

III - CORRETA. Art. 5º, L.

IV - CORRETA. Art. 5º, LI.

Gabarito do professor: letra B.



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Para esses que gozam de nacionalidade originária, a extradição é vedada. Quanto aos brasileirosnaturalizados, a extradição só é possível:

a) se o naturalizado tiver praticado qualquer crime comum (por oposição aos crimes políticos ou aos de opinião) antes da naturalização; ou

b) se o naturalizado houver comprovadamente cometido crime de narcotráfico,mesmo depois da naturalização.

Gabarito B

Afirmativa I - (incorreta) - Art 5, inciso, XLV nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido;

inciso XLVI,  "a lei regulará a individualização da pena e adotará, entre outras, as seguintes:
a) privação ou restrição da liberdade;
b) perda de bens;
c) multa;
d) prestação social alternativa;
e) suspensão ou interdição de direitos;

Afirmativa II (correta)- Art. 5, inciso XLVII não haverá penas:
a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX; ( Compete privativamente ao Presidente da República, art. 84, XIX - declarar guerra, no caso de agressão estrangeira, autorizado pelo Congresso Nacional ou referendado por ele, quando ocorrida no intervalo das sessões legislativas, e, nas mesmas condições, decretar, total ou parcialmente, a mobilização nacional)
b) de caráter perpétuo;
c) de trabalhos forçados;
d) de banimento;
e) cruéis;

Art. 56 do Código Penal Militar prevê "A pena de morte é executada por fuzilamento."

Afirmativa III (correta)- Art. 5, inciso L - às presidiárias serão asseguradas condições para que possam permanecer com seus filhos durante o período de amamentação;

Afirmativa IV (correta)- Art. 5, LI nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização (exceto crime político e de opinião), ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;

            Fiquei com uma dúvida grande com relação à letra A, pois no fim da assertiva é dito que os herdeiros permanecem com o direito à herança. Acho que é certo isso, porém o que acontece é que da mesma forma que permanecem com o direito à herança a eles é imputado a obrigação de reparar o dano, essa reparação não fez com que o direto à herança desaparecesse e sim fosse esvaziado. 

            Mas a banca foi generosa e não trouxe uma opção que trouxesse esse item e o outros considerados certos, ainda que reste essa dúvida. 

GAB B RUMO A PMPE 2018!

Francisco Leite você esta correto a assertiva (I) esta sim correta o direito de reparar do dano não extigue o direito à herança, mas como dito a banca não colocou como alternativa o que deixou implicito a resposta...Rumo PMPE 2018

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo