As normas sobre o armazenamento interno, temporário e extern...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2470692 Enfermagem
As normas sobre o armazenamento interno, temporário e externo dos resíduos de serviços de saúde (RSS), são abordadas na Resolução da Diretoria Colegiada No 222, de 28 de março de 2018, que regulamenta as boas práticas de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde e dá outras providências. 
No que diz respeito a essa temática, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D

A questão aborda o gerenciamento dos Resíduos dos Serviços de Saúde (RSS), um tema de extrema importância para a saúde pública e o meio ambiente. De acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada Nº 222, de 28 de março de 2018, as boas práticas de gerenciamento de RSS incluem orientações sobre armazenamento interno, temporário e externo desses resíduos. O conhecimento dessas normas é essencial para garantir a segurança e o cumprimento das legislações sanitárias nos serviços de saúde.

Justificativa da alternativa D: A alternativa D está correta. A normativa permite que o armazenamento interno de resíduos químicos ou rejeitos radioativos seja realizado no local de trabalho onde foram gerados, desde que estejam asseguradas as condições de segurança adequadas. Isso é fundamental para o controle e a gestão eficaz desses resíduos, minimizando o risco de contaminação e acidentes.

Análise das alternativas incorretas:

Alternativa A: Incorreta. A resolução admite que o armazenamento temporário pode ser dispensado caso o fluxo de recolhimento e transporte seja eficaz o suficiente para garantir a segurança e a continuidade no manejo dos resíduos. Logo, não é uma prática obrigatória em todas as circunstâncias.

Alternativa B: Incorreta. Embora a sala de utilidades ou expurgo possa ser usada para armazenamento temporário, não é adequado misturar os resíduos dos Grupos A, B e E sem considerar as especificações e normas de compatibilidade e segurança necessárias para cada tipo de resíduo. Cada grupo possui características que exigem tratamentos específicos.

Alternativa C: Incorreta. A regulamentação exige que o abrigo externo tenha ambientes distintos para diferentes tipos de resíduos, mas não é obrigatório que os RSS do Grupo E sejam armazenados junto com o Grupo A. Além disso, os resíduos do Grupo B devem ter um espaço exclusivo, garantindo, assim, a separação e o tratamento adequado de cada tipo de resíduo.

Espero que esta explicação tenha ajudado a compreender melhor o tema e a questão proposta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A Resolução da Diretoria Colegiada - RDC No 222, de 28 de março de 2018 estabelece as diretrizes sobre o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde (RSS). A alternativa D está correta porque, de acordo com a legislação, permite-se que o armazenamento interno de resíduos químicos (Grupo B) ou rejeitos radioativos (Grupo C) seja realizado no local de trabalho onde foram gerados, desde que obedeçam às normas específicas de segurança e proteção à saúde e ao meio ambiente. Essa permissão é dada levando em conta que esses resíduos podem necessitar de uma gestão diferenciada que garanta o controle sobre suas características e riscos. No caso do armazenamento interno, deve-se garantir que haja a segurança necessária, tanto no que se refere ao risco de contaminação ou de exposição a agentes nocivos para os profissionais que atuam na área, quanto na prevenção da disseminação desses materiais para o ambiente externo. Isso pode incluir medidas como contenção adequada, sinalização e orientação para a manipulação correta dos resíduos.

A-INCORRETA

RDC 222/18 Art. 30 O armazenamento temporário pode ser dispensado no caso em que o fluxo de recolhimento e transporte justifique. 

B-INCORRETA

Art. 31 A sala de utilidades ou expurgo pode ser compartilhada para o armazenamento temporário dos RSS dos Grupos A, E e D, devendo ser compatível com a área a ser ocupada pelos coletores em uso.

C-INCORRETA

Art. 34 O abrigo externo deve ter, no mínimo, um ambiente para armazenar os coletores dos RSS do Grupo A, podendo também conter os RSS do grupo E, e outro ambiente exclusivo para armazenar os coletores de RSS do grupo D.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo