“Existe a necessidade de negociar, monitorar e contro...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q482933 Administração Geral
“Existe a necessidade de negociar, monitorar e controlar as trocas entre organizações, indivíduos e agentes econômicos”. Essa expressão está tecnicamente vinculada a qual das teorias ambientais?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - Dos custos de transação.

Para resolver essa questão, é necessário conhecimento em teorias organizacionais que explicam as relações e o ambiente no qual as empresas operam. A expressão mencionada relaciona-se com a forma como as organizações interagem e realizam trocas, envolvendo negociação, monitoramento e controle.

A Teoria dos Custos de Transação, originada nos trabalhos de Ronald Coase e desenvolvida posteriormente por Oliver Williamson, é pertinente ao contexto da questão. Essa teoria foca nas transações econômicas e nos custos envolvidos nesses processos, que não se limitam somente ao preço, mas incluem também custos associados à negociação, ao monitoramento e ao controle das trocas entre os agentes econômicos.

A alternativa A está correta porque reflete exatamente a necessidade de compreender e otimizar os custos envolvidos nas transações que ocorrem entre as empresas, indivíduos e outros agentes. Esses custos podem incluir diversas atividades e recursos empregados para garantir que as trocas ocorram de maneira eficiente e eficaz, reduzindo riscos e incertezas.

Portanto, ao entender que a gestão de custos de transação é crucial para a eficiência organizacional, compreendemos por que esta abordagem é a mais adequada para a expressão em questão.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a) Motta e Vasconcelos (2002, p.390) afirmam que "custos de transação são os custos necessários para negociar, monitorar e controlar as trocas entre as organizações, indivíduos e agentes econômicos". (gabarito)

b) A teoria da Ecologia Organizacional fundamenta-se no questionamento teórico do pressuposto da capacidade de adaptação da organização ao seu ambiente, assumido pelas teorias da contingência estrutural e neoclássica. Sua base é constituída pela teoria econômica da firma e pela ideia da seleção natural de Darwin. As firmas são encaradas como atores racionais limitados, com alto grau de inércia organizacional (estrutural), que interagem em um ambiente competitivo. Esta interação determina variações ambientais que impõem restrições à população de firmas, selecionando aquelas que estão mais aptas a sobreviver e, eliminando naturalmente as mais fracas (HANNAN; FREEMAN, 1977, 1989; BAUM, 1997; MOTTA, 2002).

c) A teoria da Dependência de Recursos tem seu foco nas decisões e ações organizacionais sobre o ambiente. É seu pressuposto que as organizações são dependentes de recursos fornecidos por outras organizações, criando-se assim uma rede Inter organizacional de dependência de recursos. (THOMPSON, 1967; PFEFFER; SALANCIK, 1978; GRANDORI, 1987). 

d) A perspectiva das organizações em rede salienta o aspecto político das organizações, bem como o estudo do poder, partindo do pressuposto que ambientes são realidades socialmente construídas a partir do estabelecimento de acordos, links, vínculos e contatos entre os diversos grupos organizacionais. (MOTTA, 2002, p. 382).

e) Para a teoria do Neo-Institucionalismo, organizações não são assim estruturas inertes formadas por agentes passivos que se adaptam ao ambiente. São as organizações e os atores sociais que constroem, a partir de suas interações, as regras e estruturas do ambiente e o setor produtivo em que atuam. (MOTTA, 2002, p. 403).

Fontes:

https://www.scielo.br/j/cebape/a/whjk4QN9rqLH4JGTR4MH58v/?lang=pt

http://www.anpad.org.br/diversos/down_zips/10/enanpad2006-esoa-1917.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo