A respeito de filosofia política e filosofia da linguagem, a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q287724 Filosofia
A respeito de filosofia política e filosofia da linguagem, assinale a opção correta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa A é a correta. Vamos entender por quê, assim como analisar as alternativas incorretas:

A - "O pensamento de Marx e Engels ficou conhecido como materialismo histórico por considerar que a sociedade funciona a partir das condições materiais de produção e da divisão social do trabalho."

Marx e Engels desenvolveram o conceito de materialismo histórico, argumentando que a estrutura econômica de uma sociedade (as condições materiais de produção) e as relações daí derivadas, como a divisão social do trabalho, são fundamentais para compreender o desenvolvimento histórico e social. A abordagem deles enfoca como essas condições materiais influenciam outras esferas sociais, como a política e a cultura. Portanto, essa alternativa está correta.

B - "Para fundamentar sua crítica à razão instrumental, Habermas concebeu a razão e a comunicação emotivas."

Jürgen Habermas é conhecido por sua crítica à razão instrumental e por propor a razão comunicativa. Ele argumenta que, em vez de uma razão meramente instrumental e técnica, a comunicação humana deve fundamentar-se em um discurso racional em que todos os participantes tenham a oportunidade de participar em condições de igualdade. Portanto, a referência a "razão e a comunicação emotivas" está incorreta.

C - "Define-se pragmática, em contraposição à sintaxe e à semântica, como a área dos estudos da linguagem que investiga a simples relação entre os signos."

A pragmática é a área dos estudos da linguagem que se ocupa do uso da linguagem em contextos específicos e interações sociais, ou seja, como o contexto influencia o significado. A descrição dada na alternativa, de investigar "a simples relação entre os signos", descreve mais a sintaxe, que estuda a estrutura e a relação entre os signos. Assim, esta alternativa está incorreta.

D - "Na obra A República, Aristóteles propõe que o governante ideal é o filósofo."

A confusão aqui é clara. Platão, não Aristóteles, é quem, em sua obra "A República", propõe que o governante ideal deve ser um filósofo, justamente no conceito de "rei-filósofo". Aristóteles, por outro lado, em suas obras sobre política, tem uma perspectiva diferente e mais pragmática sobre governança. Portanto, esta alternativa está incorreta.

E - "A obra Leviatã, escrita por Hobbes, gerou a expressão maquiavelismo."

O Leviatã, de Hobbes, é uma obra fundamental sobre a natureza do poder e do contrato social, mas a expressão "maquiavelismo" deriva de Nicolau Maquiavel e suas ideias expostas em "O Príncipe", que tratam da astúcia e pragmatismo na política. Portanto, esta alternativa também está incorreta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alternativa A

A República é um livro de Platão, portanto questão D anulada.

Maquiavelismo não tem ligação com Leviatã, questão E anulada.

Marx e Engels fizeram uma "adaptação" ao Idealismo de Hegel, dando origem ao materialismo histórico dialético.

Era critico a Hegel, Marx afirmava que a superação/desenvolvimento na verdade não era sempre positivo, como Hegel propusera, mas sempre negativo.

Exemplo disso eram os desenvolvimentos dos meios de produção.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo