lamamoto (in Bonetti, 2012), no esforço de apreender a prof...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1002730 Serviço Social
lamamoto (in Bonetti, 2012), no esforço de apreender a profissão como um produto histórico, como uma especialização do trabalho coletivo, que adquire inteligibilidade na história social de que é parte e expressão, afirma que o Serviço Social:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A

Tema Central: A questão aborda o surgimento e a institucionalização do Serviço Social como profissão, destacando sua relação com as necessidades sociais e as dinâmicas entre Estado e sociedade civil.

Resumo Teórico: O Serviço Social é uma profissão que se desenvolveu como resposta às necessidades sociais criadas pelas relações de classe e pelas interações entre Estado e sociedade civil. Ele busca intervir na chamada "questão social", que se refere aos problemas sociais decorrentes das desigualdades estruturais no capitalismo. Sua institucionalização está profundamente ligada à história social e política de cada sociedade.

Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa A está correta porque descreve o Serviço Social como uma expressão das necessidades sociais que surgem das interações entre o Estado e a sociedade civil, bem como entre as diferentes classes sociais. Esta visão está alinhada com a compreensão de que o Serviço Social atua no enfrentamento da "questão social", que é um eixo central de sua prática profissional.

Análise das Alternativas Incorretas:

B: Embora a Constituição de 1988 tenha ampliado os direitos sociais, o Serviço Social já existia antes disso e não é um dos "tripés" da Seguridade Social; essa posição é ocupada pela Previdência, Saúde e Assistência Social.

C: A prática do Serviço Social é especializada e não se resume a um caráter “generalista” ou a um conjunto de correntes filosóficas e sociais. Sua prática é mais específica e voltada para a intervenção nas questões sociais.

D: O Serviço Social de fato teve influências confessionais em sua origem, mas não é uma ciência, e sua abordagem atual é mais crítica e voltada para a análise das desigualdades sociais, não simplesmente o resgate da "dignidade humana" ou a superação de conflitos de classe.

E: O Serviço Social não é uma profissão liberal e sua prática não se baseia principalmente no voluntariado, mas sim em intervenções profissionais sistemáticas no contexto das políticas públicas e sociais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA A

→ Em síntese, a questão social é expressão das contradições geradas no conflito entre capital e trabalho no interior do processo de industrialização, cujas manifestações e expressões históricas assumem perfis particulares de acordo com o estágio de desenvolvimento do sistema capitalista. A denominação questão social surge para dar conta do fenômeno do pauperismo, que emergia como resultado do processo de industrialização e da concentração de riquezas. Assim, essa expressão está relacionada à produção e à apropriação da riqueza. Em outras palavras, quanto maior for a concentração e a centralização do capital, portanto, quanto maior for o grau de exploração da força de trabalho, ampliam-se os níveis de pobreza. A acumulação do capital, portanto, a apropriação da riqueza é incorporada como uma necessidade social própria da sociedade capitalista. Essa é uma condição essencial para que o sistema do capital continue se reproduzindo.

→ FONTE: IAMAMOTO, M. V. Renovação e Conservadorismo no Serviço Social: Ensaios críticos. 2. ed. São Paulo: Cortez editora, 1994.

FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

O Serviço Social "afirma-se como um tipo de especialização do trabalho coletivo, ao ser expressão de necessidades sociais derivadas da prática histórica das classes sociais no ato de produzir e reproduzir os meios de vida e de trabalho de forma socialmente determinada". (Iamamoto e Carvalho, p. 76, ed.23)

"Como partícipe do trabalho coletivo, inscrito na divisão sociotécnica do trabalho, o Serviço Social é expressão de necessidades sociais criadas no movimento das relações entre o Estado e sociedade civil, das relações entre as classes, suas frações e as instituições por ela criadas no enfrentamento da "questão social"."

Serviço social e ética: convite a uma nova práxis/Dilsea A.Bonetti (org.)...[et.al.] - 13ª ed. (pág. 107)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo