De acordo com a publicação Serviços Odontológicos: Prevenção...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver essa questão, é fundamental compreender o conceito de microbiota residente da pele. Essa microbiota é composta por microrganismos que habitam normalmente a pele sem causar doenças, e desempenham um papel importante na proteção contra patógenos. Para responder corretamente, o conhecimento sobre quais microrganismos compõem essa microbiota é necessário.
Alternativa correta: B - Staphylococcus coagulase negativo, Micrococcus e certas espécies de corinebactérias.
O Staphylococcus coagulase negativo e o Micrococcus são exemplos de bactérias comumente encontradas na microbiota residente da pele. Certas espécies de corinebactérias também são parte desse grupo. Essas bactérias são consideradas residentes porque convivem pacificamente com o organismo humano, ajudando a proteger contra a colonização por microrganismos patogênicos.
Análise das alternativas incorretas:
A - Enterobactérias, Pseudomonas, bactérias aeróbicas formadoras de esporos, fungos e vírus. Esta alternativa está incorreta, pois enterobactérias e Pseudomonas não são típicas da microbiota residente da pele. Estas são mais comuns em infecções hospitalares e ambientes úmidos.
C - Staphylococcus aureus e bactérias aeróbicas formadoras de esporos. O Staphylococcus aureus pode ser encontrado na pele, mas é mais associado a infecções do que a uma microbiota residente saudável. Além disso, bactérias formadoras de esporos não são comuns na microbiota normal da pele.
D - Staphylococcus coagulase negativo, Pseudomonas, fungos e vírus. Apesar de Staphylococcus coagulase negativo ser correto, Pseudomonas, fungos e vírus não fazem parte da microbiota residente típica e geralmente estão associados a infecções.
E - Enterobactérias, Micrococcus e Pseudomonas. Esta alternativa está incorreta porque, embora Micrococcus seja parte da microbiota residente, enterobactérias e Pseudomonas não são componentes típicos da pele saudável.
É essencial saber distinguir entre microrganismos residentes e transitórios para uma adequada compreensão do tema. Lembre-se de que a microbiota residente é composta por microrganismos que habitam o corpo de forma estável e protetora.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo