Paciente, 34 anos, sexo feminino, foi submetida a uma Tomogr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2559920 Medicina
Paciente, 34 anos, sexo feminino, foi submetida a uma Tomografia Computadorizada abdominal de rotina devido a um histórico familiar de doença renal policística. Durante o exame, um achado incidental de um nódulo na glândula adrenal do lado direito chamou a atenção da equipe médica. Ao exame físico, a paciente não apresenta queixas específicas e está clinicamente bem. Não há evidências de desconforto abdominal ou sintomas relacionados. A Tomografia Computadorizada (TC) abdominal revela a presença de um nódulo adrenal do lado direito, medindo cerca de 6 cm de diâmetro. Os limites do nódulo são pouco precisos, e não há um plano de clivagem bem definido entre a lesão e o rim do mesmo lado. Sobre a condução desse caso, analise as afirmativas abaixo.

I. Caso a lesão seja não-funcionante, não há indicação de cirurgia, devendo ser feito acompanhamento com tomografias a cada 6 meses.
II. Deve ser feita avaliação bioquímica do incidentaloma adrenal com medição de metanefrinas e catecolaminas na urina de 24 horas e teste único de dexametasona para avaliar hipercortisolismo subclínico.
III. Caso a avaliação bioquímica seja sugestiva de feocromocitoma, a paciente deve receber 7 a 10 dias de fenoxibenzamina.
IV. A via preferencial de cirurgia para essa paciente é a videolaparoscopia que permite bom acesso à região a ser operada com menor repercussão sistêmica.

Estão corretas apenas as afirmativas: 
Alternativas