Leia: As autoridades e os repórteres que se amontoav...
Leia:
As autoridades e os repórteres que se amontoavam no palanque não se entendiam. Na verdade, pouco se importavam com as pessoas ali presentes.
Os sujeitos das formas verbais destacadas no texto acima classificam-se, respectivamente, como:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (18)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
??????????????????????????
As autoridades e os repórteres que se amontoavam no palanque não se entendiam. Na verdade, pouco se importavam com as pessoas ali presentes.
* ORAÇÃO PRINCIPAL: As autoridades e os repórteres não se entendiam. -> Suj. Composto.
* ORAÇÃO SECUNDARIA: que se amontoavam no palanque -> Suj. Simples. (Pois o 'que' é um pronome relativo substituindo o sujeito citado anteriormente, de forma que o 'que' tem o valor de 'eles'. Eles se amontoavam no palanque) Ps: creio que se trata de uma Oração Subordinada Adjetiva.
* "NA VERDADE, POUCO SE IMPORTAVAM..." -> Suj.Oculto. (Não se trata de sujeito indeterminado por foi citado anteriormente).
"Que se amontoavam no palanque" é uma oração adjetiva restritiva (não está entre vírgulas). Assim, a ação expressa refere-se apenas ao termo mais próximo (repórteres). Então, Na primeiro oração, o sujeito é o pronome "que", que substitui o termo anterior "repórteres". Assim, a ação de se amontoar refere-se apenas aos repórteres. Logo, sujeito simples.
Na segunda oração, o sujeito é o termo "as autoridades e os repórteres". A ação de não se entender refere aos dois grupos de pessoas. Logo, sujeito composto.
Já na terceira oração, o sujeito não aparece.
Nós sabemos que a ação se refere também às autoridades e aos repórteres, mas o termo não está explícito. Ou seja, está oculto.
Acompanhando e complementando o raciocínio da Tatá...
"Já na terceira oração, o sujeito não aparece.
Nós sabemos que a ação se refere também às autoridades e aos repórteres, mas o termo não está explícito. Ou seja, está oculto. "
Mas pela desinência do verbo sabemos que se trata de terceira pessoa do plural...então não seria caso de sujeito indeterminado?
Fiquei com essa dúvida.
Não estou conseguindo concordar com nenhuma alternativa.
Por que a ultima oração não é um sujeito indeterminado?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo