O princípio orçamentário que preconiza que cada unidade gov...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é sobre os Princípios Orçamentários, que são diretrizes fundamentais para a elaboração e execução do orçamento público. Esses princípios ajudam a garantir clareza, transparência e eficiência na gestão dos recursos públicos.
A alternativa correta é a B - Unidade. O princípio da unidade estabelece que cada unidade governamental deve ter apenas um orçamento. Isso significa que todas as receitas e despesas devem ser consolidadas em um único documento, permitindo uma visão integrada e clara das finanças públicas de uma entidade governamental.
Vamos agora analisar as alternativas incorretas:
- A - Universalidade: Este princípio determina que o orçamento deve conter todas as receitas e despesas da administração pública, sem omissões. Portanto, não está relacionado à ideia de ter um único orçamento, mas sim de incluir todas as transações financeiras.
- C - Competência: Embora importante na contabilidade pública, o princípio da competência não se aplica diretamente ao conceito de um orçamento único. Ele se refere ao registro de receitas e despesas no momento em que são gerados os direitos e obrigações, independentemente do recebimento ou pagamento.
- D - Anualidade: Este princípio indica que o orçamento deve ser elaborado para um período de um ano. Não se refere à ideia de unicidade do orçamento, mas sim ao período de sua vigência.
- E - Exclusividade: Pelo princípio da exclusividade, o orçamento deve conter apenas previsão de despesas e receitas, não incluindo normas estranhas ao orçamento. Isso não está relacionado a ter um único orçamento pela unidade governamental.
Compreender esses princípios é essencial para interpretar corretamente as questões de concursos sobre Administração Financeira e Orçamentária. Fique atento às definições e aplique o raciocínio lógico para discernir entre as opções.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: letra B.
Princípio da UNIDADE: determina existência de orçamento único para cada um dos entes federados – União, estados, Distrito Federal e municípios – com a finalidade de se evitarem múltiplos orçamentos paralelos dentro da mesma pessoa política.
Princípios Orçamentários:
- O princípio da anualidade dispõe que o orçamento deve ser elaborado e autorizado para um determinado período de tempo, geralmente um ano.
- Segundo o Princípio da Exclusividade, a Lei Orçamentária deverá conter apenas matéria orçamentária ou financeira. Em outras palavras, a lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.
- De acordo com o princípio do equilíbrio, o montante da despesa autorizada em cada exercício não poderá ser superior ao total de receitas estimadas para o mesmo período.
- De acordo com o princípio da universalidade, um dos principais princípios orçamentários, o orçamento deverá conter TODAS das receitas e TODAS as despesas.
fonte: Estratégia Concursos
Acredito que muita gente ainda erra por confundir esses 2 princípios, e as bancas gostam dessa confusão, portanto, para não errar mais é só gravar que:
Universalidade = TODAS as receitas e TODAS as despesas
Unidade = ÚNIco orçamento para cada ente
@projetocfo2024
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo