Foram apenas cinco dias, mas marcaram a história da saúde p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2045254 Saúde Pública
Foram apenas cinco dias, mas marcaram a história da saúde pública no Brasil. No início de novembro de 1904, o Rio de Janeiro, então capital federal, foi palco da maior revolta urbana que já tinha sido vista na cidade. O estopim da rebelião popular foi uma lei que determinava a obrigatoriedade de vacinação contra a varíola, que mais tarde foi revogada. Como resultado desse cenário, posteriormente observou-se que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central da Questão:

A questão aborda um evento histórico de grande importância na área de saúde pública do Brasil: a Revolta da Vacina, ocorrida em 1904 no Rio de Janeiro. Esse evento é um exemplo clássico das dificuldades enfrentadas na implementação de políticas públicas de vacinação, um tema crucial dentro do planejamento e gestão em saúde pública.

Resumo Teórico:

A Revolta da Vacina foi uma reação popular contra a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola. A resistência ocorreu devido a fatores como a falta de informação, medo dos efeitos colaterais e desconfiança nas autoridades. Este evento ilustra a importância de estratégias eficazes de comunicação e educação em saúde para garantir a aceitação e participação da população nas políticas de saúde pública.

Justificativa da Alternativa Correta (Alternativa C):

A alternativa correta é a C - uma nova e intensa epidemia de varíola voltou a atingir o Rio de Janeiro. Após a revolta e a revogação da obrigatoriedade da vacinação, a cidade de fato experimentou uma nova onda de casos de varíola. A resistência à vacinação resultou em dificuldades para controlar a doença, demonstrando a importância da vacinação em massa para a prevenção de epidemias.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - a vacina era ineficiente, visto que os imunizados contraíram o vírus mais tarde. Esta alternativa está incorreta, pois a vacina contra a varíola era eficaz. A resistência e a baixa cobertura vacinal, e não a ineficácia da vacina, foram responsáveis pelo retorno da epidemia.

B - uma variante, conhecida como varíola dos macacos, passou a circular entre a população. A varíola dos macacos não estava envolvida no contexto histórico da Revolta da Vacina, sendo uma zoonose identificada em tempos muito mais recentes.

D - diminuíram as taxas de hospitalização pela varíola nos anos subsequentes. Após a revolta, as taxas de infecção não diminuíram inicialmente; na verdade, houve um aumento devido à interrupção da vacinação.

E - no ano seguinte, a varíola foi erradicada no Brasil devido à imunidade de rebanho. A erradicação da varíola no Brasil só ocorreu décadas depois, em 1973, como resultado de campanhas de vacinação sistemáticas e não devido à imunidade de rebanho post-revolta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

uma nova e intensa epidemia de varíola voltou a atingir o Rio de Janeiro.

[...]

O resultado foi que no ano de 1908, uma nova e intensa epidemia de varíola voltou a atingir o Rio de Janeiro, com mais de 6.500 casos, segundo dados da Casa de Oswaldo Cruz. Foi só então que a população começou a procurar voluntariamente os postos de saúde para se vacinar. 

https://portal.fiocruz.br/noticia/cinco-dias-de-furia-revolta-da-vacina-envolveu-muito-mais-do-que-insatisfacao-com-vacinacao

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo