O entendimento das relações de interdependência entre os...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Disciplinas que fundamentam a base do pensamento sistêmico:
Domínio Pessoal: quanto mais você expande a sua capacidade pessoal para obter os resultados desejados, não somente para a empresa, mas para todos os que dela fazem parte, maior a probabilidade de se criar um ambiente favorável ao engajamento das pessoas para o alcance das metas escolhidas.
Modelos Mentais: não existe nada que não possa ser questionado, modificado, repensado ou reorganizado, portanto, você deve refletir, esclarecer e pensar em como melhorar continuamente a sua maneira de as coisas para moldar também as suas decisões.
Visão compartilhada: estabelecer uma visão é fácil, mas compartilhar essa visão e conquistar o engajamento do grupo em relação ao futuro que se deseja criar é um desafio. Lamentavelmente, para algumas empresas, a pressão funciona melhor do que a visão e a missão.
Aprendizado em equipe: transformar aptidões coletivas e fazer com que as equipes desenvolvam capacidades maiores do que a soma dos talentos individuais é o grande desafio dos líderes.
http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/o-que-e-pensamento-sistemico/51725/
O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é baseado em 13 fundamentos e oito critérios. Como fundamentos podemos definir os pilares, a base teórica de uma boa gestão. Esses fundamentos são colocados em prática por meio dos oito critérios. São eles:
Fundamentos: pensamento sistêmico; atuação em rede; aprendizado organizacional; inovação; agilidade; liderança transformadora; olhar para o futuro; conhecimento sobre clientes e mercados; responsabilidade social; valorização das pessoas e da cultura; decisões fundamentadas; orientação por processos; geração de valor.
Critérios: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas e resultados.
Fonte: http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao
O Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), concedido pela FNQ, constitui o maior reconhecimento público à excelência da gestão das organizações com sede no Brasil.
Realizado anualmente, o ciclo de avaliação do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), reconhece as organizações referências em excelência da gestão no Brasil. O processo visa estimular o desenvolvimento do País, promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.
De forma geral, candidatar-se ao PNQ auxilia a organização na realização de uma profunda análise de sua gestão, efetuada por avaliadores treinados pela FNQ, guiados por um rigoroso código de ética. Ao final do processo, obtém-se um amplo Relato Organizacional (RO).
Fonte: http://www.fnq.org.br/avalie-se/pnq
11 FUNDAMENTOS DA EXCELÊNCIA SEGUNDO MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO (MEG) DA FNQ PARA ORGANIZAÇÕES DE ELEVADO CONHECIMENTO:
- PENSAMENTO SISTÊMICO: Reconhecimento das relações de interdependência e consequência entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre estes e o ambiente com o qual interagem.
- COMPROMISSO COM AS PARTES INTERESSADAS
- APRENDIZADO ORGANIZACIONAL E INOVAÇÃO
- ADAPTABILIDADE
- LIDERANÇA TRANSFORMADORA
- DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
- ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS
- GERAÇÃO DE VALOR
FONTE: GESTÃO PÚBLICA E POLÍTICAS PÚBLICAS SEGUNDO KANAANE
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo