No cuidado nutricional com a gestante diabética, é correto ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central desta questão é o cuidado nutricional com gestantes diabéticas. Para resolvê-la, é necessário compreender como a dieta pode influenciar o controle glicêmico durante a gravidez e quais práticas dietéticas são recomendadas.
A alternativa correta é a Alternativa E: "a ingestão de carboidratos deve ser feita ao longo do dia em três refeições moderadas e duas a quatro pequenas refeições, com menor volume e intervalos regulares."
Essa opção é correta porque, para gestantes diabéticas, é fundamental manter o controle dos níveis de glicose no sangue. Recomenda-se distribuir a ingestão de carboidratos em várias refeições ao longo do dia para evitar picos de glicemia, promovendo um controle mais eficiente da doença.
Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A: "o sódio deve ser restrito, visando à prevenção das síndromes hipertensivas da gravidez."
A restrição de sódio é uma medida geral para prevenir a hipertensão, mas não é específica para o manejo do diabetes gestacional. Embora importante, não é o foco principal do cuidado nutricional em gestantes diabéticas.
Alternativa B: "a ingestão dos nutrientes antioxidantes (vitamina C, vitamina E, selênio e betacaroteno) não deve ser estimulada, pois aumenta o risco de aborto."
Isso não está correto. Os antioxidantes são importantes para a saúde geral e não estão associados ao aumento do risco de aborto. Pelo contrário, eles têm papel na redução do estresse oxidativo, que pode beneficiar gestantes.
Alternativa C: "a suplementação de ferro deve ser sempre realizada e não deve seguir as mesmas recomendações para as mulheres não diabéticas."
A suplementação de ferro deve seguir as recomendações gerais para gestantes, independentemente de serem diabéticas, salvo orientações médicas específicas. O ferro é necessário para prevenir a anemia, comum na gravidez.
Alternativa D: "a ceia não deve ser realizada, pois há o risco de hiperglicemia na madrugada."
Na verdade, uma pequena refeição ou ceia antes de dormir pode ajudar a evitar a hipoglicemia noturna (queda de glicose no sangue) e é recomendada em alguns casos, pois ajuda a manter níveis estáveis de glicose durante a noite.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo