Spector (2005) aborda cinco fatores que podem atuar como po...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab. C
Spector (1996) aponta cinco fatores como sendo possíveis causas do desgaste no trabalho, levando ao stress: ambiguidade e conflito; carga de trabalho; controle – tomar decisões; ritmo de trabalho e modelo de controle/ demanda.
1 - Ambiguidade de papéis: indica até que ponto os funcionários têm certeza de quais são suas funções e responsabilidades no trabalho. Muitos superiores não conseguem dar um direcionamento claro aos seus funcionários, levando-os à ambiguidade sobre o que devem fazer. O conflito de papéis surge quando a pessoa experimenta uma incompatibilidade quanto às exigências do trabalho e os outros aspectos da sua vida. Não é fora do comum que os conflitos nos quais se envolvam em casa ou no trabalho frequentemente se agravem, pois a falta de tempo e a pressa muitas vezes obrigam a pessoa a ser muito direta, preocupada com a resolução do problema e não com os sentimentos das pessoas envolvidas.
2 - Carga de trabalho: diz respeito às exigências que o trabalho impõe sobre o funcionário, podendo ser de dois tipos: quantitativa e qualitativa. A quantitativa é a quantidade de trabalho que a pessoa tem a fazer; significa que a pessoa tem muito a fazer. A qualitativa refere-se às dificuldades do trabalho em relação à capacidade da pessoa; significa que a pessoa não é capaz de desempenhar suas tarefas por elas serem muito difíceis.
3 - Controle: indica até que ponto os funcionários são capazes de tomar decisões sobre o seu trabalho. Os funcionários com alto nível de controle são capazes de escolher suas tarefas, decidir como realizá-las e buscar recursos para concluí-las. Porém, há aqueles que têm pouco controle porque são funcionários que trabalham em horários definidos, recebem tarefas específicas e são instruídos sobre a forma de desempenhá-las. Os estudos sobre o controle, resumidos na metanálise de Spector (1986), revelam que os altos níveis de controle estão associados a altos graus de satisfação no trabalho e os baixos níveis de controle estão associados com altos níveis de desgaste emocional, intenção de abandonar o emprego, sintomas na saúde, ausência e frustração.
4 - Ritmo de trabalho: o ritmo intenso e variável de trabalho afeta a fisiologia humana. Dois tipos de hormônios relacionados ao stress têm sido estudados: as catecolaminas (adrelina e noradrenalina) e o cortisol. Essas substâncias ajudam a preparar o corpo para a ação quando uma situação de perigo ou desafio ocorre. O ritmo foi associado a desgastes psicológicos e sintomas de saúde.
5 - Modelo de controle/demanda: habilidade do funcionário em lidar com o ambiente, com as demandas, reduz os efeitos negativos da demanda. Westman (1992) encontrou sustentação para o modelo de controle/demanda: quando o controle é alto, não há relação entre demanda e desgaste. Quando o controle é baixo, o desgaste aumenta à medida que cresce a demanda.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo