Na área de orientação profissional, as teorias psicológicas ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1002682 Psicologia
Na área de orientação profissional, as teorias psicológicas são as que analisam os determinantes internos do indivíduo que explicariam seus movimentos de escolha. De acordo com Crites (in: Bock, 2006), em relação á teoria de traço e fator, é correto afirmar que:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Várias teorias em Orientação Profissional surgiram para entender e guiar as escolhas profissionais. ... A Teoria Traço-Fator, parte do princípio de que as pessoas diferem em suas habilidades, interesses e traços de personalidades e que cada profissão requer indivíduos com aptidões específicas.

Gabarito errado

Correto é a A

A Teoria Traço-Fator, parte do princípio de que as pessoas diferem em suas habilidades, interesses e traços de personalidades e que cada profissão requer indivíduos com aptidões específicas. Esta teoria enfatiza "o homem certo no lugar certo

Segundo Bock (2001), a teoria traço e fator dá início à área de Orientação Profissional. Ela pauta sua ação e dá fundamento aos testes vocacionais, que, por mais criticados que sejam, ainda fazem parte do imaginário social, quanto à escolha da profissão, pois acredita-se que as aptidões, os interesses e os traços de personalidade são inatos. A concepção de escolha relaciona-se ao modelo médico, que "radiografa" o indivíduo, analisa os dados coletados e sintomas, realiza um diagnóstico e propõe um prognóstico. O interessado, portanto, não decide, mas aceita ou não o conselho do orientador educacional. Normalmente, os instrumentos utilizados pelo profissional, mensuram as aptidões, inventariam ou testam os interesses e descrevem a "personalidade" do indivíduo.

Li isso em

a) Teoria psicodinâmica

b) Teoria traço e fator

c) Teoria desenvolvimentista

d) Teoria decisional

e) Teoria decisional

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo