Segundo Visca (1991), a Epistemologia Convergente afirma qu...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A epistemologia convergente é uma proposta diferente da convencional. A diferença consiste no fato de que ela retira a criança do papel secundário no processo e a coloca como protagonista.
Se o esquema evolutivo da aprendizagem mencionado por Jorge Visca (1987) seria o desenvolvimento normal, este também poderia ser o ponto de partida para a identificação dos estados patológicos? Isso mesmo! É partindo de um paradigma de normalidade que podemos pensar num modelo de anormalidade. De acordo com Visca (1987, 1991), o esquema dos estados patológicos de aprendizagem é uma classificação, e recebe o nome de modelo nosográfico. Apresenta-se, aqui, a ideia geral da nosografia da epistemologia convergente: nível semiológico, patogênico e etiológico e a relação de ubiquidade entre eles. Aliás, você conhece este termo, ubiquidade? Ubiquidade significa a capacidade de estar presente, ao mesmo tempo, em todos os lugares. Podemos partir pelo seguinte raciocínio: algo que não é uma doença, mas que pode começar, em um determinado momento, a produzir uma doença. A patogenia pode ser trabalhada e desaparecer, mas quando não trabalhada adequadamente, transforma-se em uma situação patológica.
A Patogenia corresponde ao nível de integração psicológica ou psicossocial. A escrita, por exemplo, é uma aquisição psicológica e social, é produto da interação do sujeito com o meio.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo