A Constituição Dei Verbum proclama: “A «economia» do Antigo ...
A Constituição Dei Verbum proclama: “A «economia» do Antigo Testamento destinava-se sobretudo a preparar, a anunciar profeticamente (cf. Lc. 24,44; Jo. 5,39; 1 Ped. 1,10) e a simbolizar com várias figuras (cf. 1Cor. 10,11) o advento de Cristo, redentor universal, e o do reino messiânico.” Etimologicamente, a palavra economia vem do grego: oikos. (casa) e nomos (norma da lei). Seria a “administração da casa”.
Sobre aquilo que a tradição patrística chama de «economia» revelada na Bíblia, é incorreto afirmar que a
economia
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Para compreender a questão proposta, é essencial entender o conceito de economia divina na tradição cristã, que se refere à forma como Deus administra e revela seu plano de salvação ao longo da história, principalmente através das Escrituras. A questão pede para identificar a afirmação incorreta sobre esse conceito.
A alternativa correta é a Alternativa D. Esta opção afirma que a economia do Verbo Encarnado se concretiza quando o Filho de Deus decide se encarnar no ventre de Maria, viver no anonimato de Nazaré, anunciar o Reino, dar sua vida e ressuscitar para a salvação do mundo. No entanto, essa descrição não está incorreta. Na verdade, a questão está mal formulada, pois a alternativa D não é incorreta, mas sim uma descrição precisa do que se entende por "economia" do Verbo Encarnado.
Vamos analisar as outras alternativas:
A - Afirmar que a economia da revelação trata da criação de Deus e da gestão do mundo, concretizando-se por meio de palavras e ações interligadas está correta. Este conceito está alinhado com a tradição cristã, que vê a revelação como uma série de eventos interligados, culminando no Novo Testamento.
B - Nesta alternativa, a economia divina representa a parte da revelação que lida com o plano de salvação através da Igreja. Esta afirmação também está correta, pois reflete a visão tradicional de que a Igreja participa do plano de salvação divino.
C - Esta alternativa diz que a salvação anunciada e narrada pelos autores sagrados encontra-se nos livros do Antigo Testamento como verdadeira palavra de Deus. Isso está correto e está de acordo com a visão cristã de que o Antigo Testamento prefigura e prepara a chegada do Messias.
Portanto, a Alternativa D não deveria ser vista como incorreta, mas a questão pode estar exigindo um outro tipo de análise sobre os conceitos abordados, que não foi clara no enunciado.
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