Na cirurgia videolaparoscópica, é fundamental a confecção d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q937320 Medicina

Na cirurgia videolaparoscópica, é fundamental a confecção do pneumoperitônio, a fim de criar-se um espaço de trabalho para o cirurgião. Apesar de bem tolerado e mantido com níveis seguros de pressão intra-abdominal, o pneumoperitônio com CO2 pode acarretar complicações e alterações respiratórias, cardiovasculares e metabólicas.


A esse respeito, avalie as informações a seguir.


I. A hipercarbia é o distúrbio metabólico observado, sendo secundárias a absorção peritoneal do CO2 e a restrição ventilatória.

II. O deslocamento cefálico do diafragma causado pelo pneumoperitônio pode diminuir a capacidade funcional pulmonar, com eventual formação de atelectasias basais.

III. A pressão intraperitoneal entre 13 e 15mmHg é suficiente para uma boa exposição do campo cirúrgico. Pressão intra-abdominal acima de 20mmHg pode aumentar a pressão venosa central, comprimir a veia cava inferior e reduzir o retorno venoso e o débito cardíaco.


Está correto o que se afirma em

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão aborda a importância do pneumoperitônio na cirurgia videolaparoscópica e as possíveis complicações decorrentes dele, como alterações respiratórias, cardiovasculares e metabólicas. A partir disso, são apresentadas três afirmações que devem ser avaliadas quanto à sua veracidade. A afirmação I está correta, pois a hipercarbia é um distúrbio metabólico observado na absorção peritoneal do CO2. A afirmação II também está correta, pois o deslocamento cefálico do diafragma pode diminuir a capacidade funcional pulmonar e causar atelectasias basais. E a afirmação III também está correta, pois a pressão intraperitoneal acima de 20mmHg pode aumentar a pressão venosa central, comprimir a veia cava inferior e reduzir o retorno venoso e o débito cardíaco. Portanto, a resposta correta é a alternativa D.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo