“Quase até o final do século XIX, nosso pensamento pedagógic...
“Quase até o final do século XIX, nosso pensamento pedagógico reproduzia o pensamento religioso medieval. Foi graças ao pensamento iluminista trazido da Europa por intelectuais e estudantes de formação laica, positivista, liberal, que a teoria da educação brasileira pôde dar alguns passos, embora tímidos.”
(GADOTTI, 2001.)
Acerca do trecho anterior e considerando as contribuições que o pensamento pedagógico brasileiro recebeu no início do século anterior, analise.
I. O pensamento pedagógico brasileiro começa a ter autonomia com o desenvolvimento das teorias da Escola Nova, que representou o mais vigoroso movimento de renovação da educação depois da criação da escola pública burguesa.
II. A criação da Associação Brasileira de Educação (ABE), em 1924, foi fruto do projeto liberal da educação que tinha, entre outros componentes, um grande otimismo pedagógico: reconstruir a sociedade através da educação. Sua criação foi um acontecimento marcante para impulsionar reformas importantes.
III. Em 1932, 0 Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova é assinado por 27 ilustres educadores, em favor do Plano Nacional da Educação. Ainda, nesta década, o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP) foi fundado (1938), o qual até os dias de hoje acompanha a história da educação no Brasil.
IV. Após a era Getúlio (1937-1945) abre-se um período de democratização no país, que foi interrompido em 1964. Nesse período, em que as liberdades democráticas foram respeitadas, ocorreram dois grandes movimentos: o da Escola Tradicional e os Democratas da Escola Pública.
Estão corretas as afirmativas