Julgue os itens que se seguem, considerando as ideias veicul...
No período “Nesse mesmo documento, Colombo escreveu que, segundo o que os índios haviam informado, ele estava a caminho do Japão” (l.31-33), a primeira vírgula foi empregada para isolar termo com valor adverbial e as demais, para isolar uma oração de valor temporal intercalada.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (15)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ERRADO
Sim, a primeira vírgula foi empregada para isolar termo com valor adverbial;mas, as demais foram para isolar uma oração de valor conformativa intercalada.Veja:
Nessemesmo documento => é um ADJUNTO ADVERBIAL DELUGAR. Lembrando: adjunto adverbial é um termo acessório da oração que,com ou sem preposição, refere-se a um verbo, a um adjetivo ou a um advérbioatribuindo-lhes alguma circunstância. O adjunto adverbial tanto pode serexpresso por um adverbio simples como por uma locução adverbial. Usa-sevírgulas para separar adjuntos adverbiais locucionais deslocados dentro daestrutura oracional (Fonte: Nova Gramática da Língua Portuguesa para Concursos,6ª edição, Rodrigo Bezerra, página 445, 447 e 658).
Colomboescreveu => é a ORAÇÃO PRINCIPAL. Lembrando:oração principal é aquela que rege a oração subordinada. Não é principal porquecontém algo a mais do que a subordinada, mas sim porque possui uma outra oraçãoa qual exercerá uma função sintática em relação àquela. Ou seja, a subordinadaserá um sujeito, objeto direto/indireto, complemento nominal, aposto,predicativo, agente da passiva, adjunto adnominal ou adjunto adverbial daprincipal (Fonte: Nova Gramática da Língua Portuguesa para Concursos, 6ªedição, Rodrigo Bezerra, página 466).
queele estava a caminho do Japão => é a ORAÇÃO SUBORDINADASUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA. Lembrando: orações subordinadas substantivasobjetivas diretas exercem a função de objeto direto para um verbo transitivodireto ou transitivo direto e indireto que se encontra na oração principal. Nestetexto, o verbo em questão é “escreveu”. Atenção: NÃO se usa vírgula entre aoração principal e a oração subordinada substantiva, salvo a do tipo apositiva(Fonte: Nova Gramática da Língua Portuguesa para Concursos, 6ª edição, RodrigoBezerra, página 468 e 666). Logo, as vírgulas ocorrem em função da intercalaçãoda subordinada adverbial conformativa.
segundoo que os índios haviam informado => é uma ORAÇÃOSUBORDINADA ADVERBIAL CONFORMATIVA. Lembrando: orações subordinadasadverbiais conformativas são orações que expressam uma conformação(correspondência, concordância, analogia) com o fato expresso na oraçãoprincipal. Usa-se vírgulas para separar orações subordinadas adverbiaisdesenvolvidas quando antepostas à oração principal ou intercaladas nela (Fonte:Nova Gramática da Língua Portuguesa para Concursos, 6ª edição, Rodrigo Bezerra,página 493 e 663).
Realmente, a primeira vírgula foi empregada para separar uma oração adverbial. Todavia, as outras duas vírgulas separam uma oração de valor CONFORMATIVA (segundo = consoante = conforme)
Questão errada ao afirmar o valor temporal na oração, onde seria uma oração de valor conformativa intercalada.
Vanessa, parabéns pelo comentário!
gostaría de fazer um breve comentário.
perceba comigo neste período destacado pela banca na questão que o verbo''haver'' está flexionado no plural segundo a norma culta ele sempre ficará no singular,contudo aqui nesta passagem ele possui o sentido do verbo ''ter'' ,por isso ele vai para o plural.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo