Julgue os itens que se seguem, considerando as ideias veicul...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q378508 Português
Julgue os itens que se seguem, considerando as ideias veiculadas no texto acima, a sua estrutura e seus aspectos gramaticais.

No segmento ‘fronteiriça à de Catayo’ (l.38-39), o emprego do sinal indicativo de crase seria obrigatório ainda que se eliminasse a preposição “de”.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

errado, nao seria obrigatorio 

A preposição "de" é complemento da palavra província que foi omitida, se tirarmos o "de", o sinal indicativo da crase perderia o sentido.

Gabarito ERRADO,


A justificativa para a colocação do sinal indicativo de crase é a seguinte:  a província de "Mago" é fronteriça (V.T.I) a + a cidade (oculto) de Catayo. Ou seja, o verbo libera a preposição "a", que se junta ao artigo "a", este determina o substantivo cidade, o qual aparece de modo implícito. Entretanto, se retirarmos a preposição de, não termemos mais implicitamente a palavra cidade, desfazendo o uso do artigo "a", não necessitando, dessa forma, do sinal indicativo de crase.


BONS ESTUDOS

Não seria pelo paralelismo sintático?


Com o "de", o a exerce função de pronome demonstrativo, referindo-se a "província", sendo um dos casos de crase. (prep+pro demonstrativo)

Sem o de, pode-se usar a regra para nomes de lugares: Vim de Catayo, ou seja, sem crase.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo