Segundo Mendham (2008), a capacidade das substâncias de atu...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver esta questão, é importante entender o conceito de solventes não aquosos e como eles interagem com outras substâncias. O tema central aqui é a capacidade de algumas substâncias atuarem como ácidos ou bases, dependendo do solvente utilizado.
A alternativa D - apróticos é a correta. Solventes apróticos são aqueles que não contêm hidrogênio ionizável, ou seja, não atuam como doadores de prótons. Eles têm baixas constantes dielétricas e, portanto, não ionizam solutos e não reagem com ácidos ou bases, tornando-os quimicamente neutros e virtualmente não reativos.
Vamos examinar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - protogênicos: Solventes protogênicos são aqueles capazes de doar prótons (H+). Eles são ácidos e, portanto, reagem com bases, o que está em desacordo com a descrição de solventes não reagentes na questão.
B - anfipróticos: Esses solventes podem atuar tanto como doadores quanto como aceitadores de prótons. Assim, eles têm a capacidade de reagir com ácidos e bases, diferentemente dos solventes descritos na questão.
C - niveladores: Solventes niveladores são aqueles que tornam ácidos fortes igualmente fortes, pois eles maximizam a força dos ácidos e bases dissolvidos. Isso não se aplica a solventes que não reagem com ácidos e bases.
E - protofílicos: Solventes protofílicos tendem a aceitar prótons facilmente, característica que indica reatividade com ácidos, novamente contradizendo a descrição de solventes não reativos.
Ao analisar a questão, preste atenção nas palavras-chave como "não ionizam", "não reagem", e "constantes dielétricas baixas", que direcionam para a escolha correta de solventes apróticos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo