No início do século XIX, Napoleão Bonaparte ordenou a ocupaç...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
No início do século XIX, o contexto histórico mencionado na questão refere-se à invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão Bonaparte. Esse evento levou à fuga da família real portuguesa para o Brasil em 1808, o que deu início a uma série de transformações significativas no território brasileiro.
Alternativa Correta: C - Elevação do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves.
A fuga da família real para o Brasil teve como um de seus desdobramentos mais importantes a elevação do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves, em 1815. Essa elevação ocorreu como uma forma de equilibrar a presença da corte portuguesa no Brasil e evitar que o território fosse visto apenas como uma colônia. Com isso, o Brasil deixou de ser apenas uma colônia e passou a integrar o mesmo patamar de Portugal, o que foi um passo essencial para a independência alguns anos depois.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Conjuração Baiana: A Conjuração Baiana, também chamada de Revolta dos Alfaiates, ocorreu em 1798, antes da chegada da família real ao Brasil. Foi uma tentativa de revolta em Salvador contra a dominação portuguesa, influenciada pelas ideias iluministas e pelo contexto da Revolução Francesa. Assim, não tem relação direta com a fuga da família real.
B - Abdicação de D. Pedro I: A abdicação de D. Pedro I aconteceu em 1831, muito tempo depois do evento mencionado na questão. A abdicação ocorreu devido a uma série de descontentamentos políticos e sociais no Brasil, já no período pós-independência.
D - Introdução das ideias revolucionárias francesas no Brasil: Embora a Revolução Francesa tenha influenciado movimentos no Brasil, como a Inconfidência Mineira, a questão específica é sobre o evento imediato que seguiu a chegada da família real. Não foi a introdução das ideias revolucionárias que ocorreu primeiramente, mas sim a mudança de status do Brasil.
E - Estabelecimento do Pacto Colonial: O Pacto Colonial refere-se à política econômica que vigorou durante o período colonial, obrigando as colônias a manterem um comércio exclusivo com a metrópole. Este pacto foi afrouxado com a chegada da família real, pois o Brasil ganhou maior autonomia econômica, abrindo seus portos às nações amigas em 1808.
Portanto, a alternativa C é a correta, pois aborda diretamente o impacto imediato e significativo da chegada da corte portuguesa ao Brasil.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
conjuração Baiana 1798
abdicação de dom pedro primeiro 1831
elevação do Brasil à categoia de Reino Unido a Portugal e Algarves 1815
introdução das ideias revolucionarias francesas no brasil :insurreição pernambucana de 1817
estabelecimento do pacto colonial : esse ocorreu no período da colonia
em 1808 a família real chega ao brasil e a primeira medida de dom joão é a abertura dos portos as naçoes amigas, logo o pacto colonial deixa de existir . Em ordem cronológica a letra correta é a c
A - Ocorreu quando d.pedro I já estava no brasil, logo, alternativa errada.
B - Isso tem a ver com a morte de João VI e a treta pela sucessão do trono lusitano, isso tá relacionado já com a VOLTA de d.pedro I, alternativa errada.
C - Alternativa restante e a correta.
D - Introdução das ideias iluministas da frança, com a ideia de liberdade, a conquista de direitos e espaço, altenativa errada.
E - Isso representou o fim do pacto, não o estabelecimento, alternativa errada.
antes da vindo da coroa o Brasil era uma colonia apos a chegada virou um reino
Houve, em 1815, o Congresso de Viena na Europa. Como Portugal não estava em seu reino propriamente dito, ele podia perder seus direitos de votação e participação deste congresso, por isso D. João VI elevou o Brasil a Império.
Só lembrando que, com a abertura dos portos às nações amigas (Inglaterra), nós tivemos o fim do pacto colonial.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo