Caso um Oficial superior do Exército case com uma s...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B - Paróquia São Judas, por ser o local onde será celebrado o casamento.
Vamos entender o tema central da questão. O texto está abordando o registro de casamentos no contexto das forças armadas, conforme prescrito no cânon 1121 § 1. Este cânon trata das normas para registro de casamento, especialmente no que diz respeito ao local onde o casamento deve ser registrado.
O ponto essencial para responder à questão é identificar que, independentemente das igrejas ou capelanias envolvidas ou do ramo das forças armadas a que pertencem os noivos, o registro do casamento deve ocorrer na paróquia onde é celebrado. Assim, a regra destaca a importância do local da celebração.
Vamos agora justificar a alternativa correta:
Alternativa B: A Paróquia São Judas é onde o casamento será celebrado. Segundo o cânon 1121 § 1, o registro do casamento deve ser feito na paróquia onde ele ocorre. Isso torna a alternativa B a escolha correta.
Agora, vamos analisar por que as demais alternativas estão incorretas:
Alternativa A: Menciona a Capelania da Marinha, mas o cânon não baseia o local de registro no assistente religioso, mas sim no lugar da celebração.
Alternativa C: Cita a Capelania da Aeronáutica, baseada no domicílio da noiva. O cânon não considera o domicílio dos nubentes para o registro, mas sim o local da cerimônia.
Alternativa D: Refere-se à Cúria do Ordinariado Militar, devido ao fato de os nubentes serem militares. Novamente, o cânon se aplica ao local da celebração, não à natureza profissional dos noivos.
Alternativa E: Sugere a Capelania do Exército com base no domicílio do noivo. O critério, conforme o cânon, é o local da celebração, e não o domicílio de qualquer uma das partes.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo