A Independência do Brasil foi um processo político liderado ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A resistência à independência do Brasil foi mais intensa em algumas províncias específicas, onde houve confrontos significativos entre as forças brasileiras e portuguesas. As províncias onde a resistência portuguesa foi mais intensa incluem a Cisplatina (atual Uruguai), Bahia e Pará.
- Cisplatina: A região da Cisplatina, então sob controle português, resistiu fortemente à independência do Brasil, resultando em conflitos até que a região foi perdida para os rebeldes e posteriormente se tornou o Uruguai.
- Bahia: Foi um dos principais focos de resistência. As batalhas na Bahia foram intensas, culminando com a vitória das forças brasileiras e a retirada das tropas portuguesas.
- Pará: No norte, a resistência também foi forte, com confrontos e ações militares até que a independência fosse reconhecida.
Assim, a alternativa correta é:
E) Cisplatina, Bahia e Pará
Resposta correta: E) Cisplatina, Bahia e Pará
Durante o processo de Independência do Brasil, a resistência portuguesa foi mais intensa em algumas províncias, como:
- Cisplatina (atual Uruguai): Região que reivindicava sua independência de Portugal e era disputada pelos governos brasileiro e argentino.
- Bahia: Província em que a presença de tropas portuguesas era forte, e que só se rendeu após a Batalha da Pípia.
- Pará: Província amazônica onde a resistência portuguesa se prolongou por mais tempo, só sendo finalmente incorporada ao Império do Brasil em 1823.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo