A exérese de tumores dos maxilares pode ser obtida por meio ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q709665 Odontologia
A exérese de tumores dos maxilares pode ser obtida por meio de várias técnicas cirúrgicas, e o tipo de tratamento estará condicionado ao comportamento de cada lesão, Segundo Araújo, Gabrielli e Medeiros (2007), assinale a opção que apresenta a lesão para a qual o tratamento de enucleação, sem a necessidade de remoção de tecido duro remanescente à lesão, NÃO está indicado.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central desta questão é o tratamento cirúrgico de diferentes tipos de lesões nos maxilares. Para responder corretamente, é necessário compreender as características dos tumores odontogênicos e as indicações para o uso da enucleação, uma técnica cirúrgica utilizada para remover lesões sem afetar o tecido duro adjacente.

A alternativa correta é a E - Fibroma ameloblástico. Essa lesão é uma neoplasia benigna, mas possui comportamento agressivo localmente, o que torna o tratamento por enucleação inadequado. O risco de recidiva (ou retorno da lesão) com este método é alto, por isso geralmente é necessário um tratamento mais invasivo, como a ressecção do tecido afetado, para garantir que toda a lesão seja removida.

Vamos agora analisar as alternativas incorretas:

  • A - Odontoma: Esta é uma lesão odontogênica benigna e é considerada como uma malformação. O tratamento por enucleação é adequado, pois o odontoma é composto por tecidos dentários maduros que podem ser completamente removidos sem comprometer o tecido ao redor.
  • B - Fibroma odontogênico: Este também é um tumor benigno, geralmente encapsulado, o que faz com que a enucleação seja uma opção de tratamento efetiva, já que a lesão pode ser destacada do osso circundante sem deixar resíduos.
  • C - Cementoblastoma: Apesar de estar intimamente associado ao ápice radicular dos dentes, a enucleação é possível sem a necessidade de remoção extensa do tecido duro, especialmente se identificada precocemente.
  • D - Tumor odontogênico de células glandulares: Este tumor é raro e tem potencial maligno, mas a enucleação ainda pode ser uma opção dependendo do estágio e localização da lesão, embora com cautela quanto à possibilidade de recidiva.

É importante reconhecer que o comportamento biológico de cada tumor ou lesão odontogênica determina a escolha do tratamento. Em casos onde há maior agressividade, a enucleação pode não ser suficiente, como ocorre com o fibroma ameloblástico.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Questão de enunciado confuso! --'

entendo que o enunciado pede a lesão cujo tratamento NÃO seja remoção cirúrgica conservadora (QUER A EXCEÇÃO). Analisando as alternativas: A) Odontoma. ttm: cirúrgico conservador. B) Fibroma odontogênico. Ttm: enucleação e curetagem. C) Cementoblastoma. Ttm: enucleação e remoção do dente associado. D) Tumor odontogênico de células glandulares. Ttm: remoção e curetagem. E) Fibroma Ameloblastico. Segundo Neville, o tratamento indicado é RESSECÇÃO LOCAL CONSERVADORA, PODENDO-SE INDICAR RESSECÇÃO EM BLOCO NOS CASOS RECIDIVANTES.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo