A gestão de pessoas compreende uma infinidade de variáveis ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A. ERRADO. Liderança Carismática – essa liderança é aquela onde o líder influencia pelo seu carisma, pela sua persuasão. Ele inspira e transmite confiança aos liderados, o que os faz agir.
B. ERRADO. Liderança Situacional – A Teoria Situacional de Liderança, elaborada por Tannenbaum e Schmidt, enfatiza que as teorias situacionais são mais atrativas ao administrador, pois aumentam as opções e possibilidades de mudar a situação para adequá-las a um modelo de liderança ou mudar o modelo de liderança para adequá-lo à situação. Para esses autores, existem padrões de comportamento que o administrador escolhe para as situações em que se encontra com seu subordinado. Esses padrões recebeu o nome de Continuum de Padrões de Liderança.
C. ERRADO. Liderança Bidimensional – Rensis Likert elaborou a Teoria Bidimensional de liderança. Para ele, as características da liderança devem estar relacionadas ao desempenho eficaz dos liderados. Assim, existem os líderes orientados para as tarefas e os líderes orientados para as pessoas. Os orientados para as tarefas são autocráticos, diretos, socialmente distantes, foco em metas e resultados. Já os orientados para as pessoas são democráticos, consultivos, participativos e voltados para compreender e ajudar os liderados.
D. ERRADO. Liderança Transformadora – A liderança transformacional é aquela em que o líder é um inspirador de seus subordinados. “Não se apoia somente nas recompensas materiais para motivas os seus subordinados" (Rennó, 2015). O líder transformacional é um agente de mudança e inovações na organização.
E. CERTO. Liderança Transacional - Segundo Rennó (2015), a liderança transacional é aquela em que existe uma “relação de troca entre líder e subordinado. O líder define as metas que devem ser alcançadas e promete prêmios caso os objetivos sejam atingidos". Portanto, a oferta de recompensas ou de ameaças é característica da liderança transacional.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “E".
FONTES:
RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.
RENNÓ, Rodrigo. Administração Geral para Concursos. 2ª Ed. – Rio de Janeiro: Método, 2015.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Fonte. http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/t205890.pdf
Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos - Vol. II. Editora Elsevier.
4. NOVAS ABORDAGENS SOBRE LIDERANÇA |
4.1 Líderes Transacionais - Schermerhorn vHá uma troca entre líder e seguidor. Há uma transação pura e simples vGuiam e motivam seus seguidores na direção de metas estabelecidas vImpessoalidade e formalismo |
4.2 Líderes Transformacionais - Schermerhorn vLiderança que inspira e influencia seguidores para alcançarem desempenho extraordinário vPossuem pessoalidade e informalismo vÉ construída sobre a liderança transacional vAssemelham-se a líderes carismáticos, mas possuem habilidades especiais em trazer inovação e mudança |
4.3 Líderes Interativos vO empenho em no alcance de petas organizacionais influem no alcance de metas pessoais vEstilo de Liderança mais presente em mulheres do que em homens |
4.4 Líderes Tridimensionais vLiderança Holística e Tridimensional |
Na Liderança Transacional haverá uma TROCA, ou seja, no caso de obediência haverá recompensa, mas no caso de desobediência havérá punições.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo