Analise as afirmações sobre a gestão patrimonial na Administ...
( ) Ao praticar a boa gestão patrimonial o gestor público promove a salvaguarda não só dos bens alocados a determinado ente público, mas que pertence a todos os cidadãos.
( ) Os bens públicos constituem o patrimônio público e podem ser tangíveis ou intangíveis; sendo que os intangíveis estão sujeitos à fase de desfazimento.
( ) Os bens públicos intangíveis são imateriais. Por isso, quando da sua aquisição, ficam sujeitos à fase do recebimento, sendo desconsiderada a fase do aceite.
( ) O patrimônio da Administração Pública é composto por bens avaliados em moeda corrente e o seu controle é tão importante quanto o controle orçamentário e financeiro.
( ) Os bens que compõem o patrimônio público são denominados meritórios e de uso especial, sendo os de uso especial disponibilizados gratuitamente para a população.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é a gestão patrimonial na Administração Pública. A gestão patrimonial envolve a administração eficiente dos bens que compõem o patrimônio público, garantindo que eles sejam utilizados de maneira adequada para atender ao interesse da sociedade como um todo.
Para resolver essa questão, é necessário entender conceitos como bens tangíveis e intangíveis, processos de aquisição e desfazimento de bens, e a classificação desses bens no contexto do patrimônio público. Vamos analisar a alternativa correta e as incorretas.
Alternativa correta: D - V – V – F – V – F
Análise das Afirmações:
- (V) Ao praticar a boa gestão patrimonial, o gestor público promove a salvaguarda dos bens públicos que pertencem a todos os cidadãos. Esta afirmação é verdadeira porque reflete a responsabilidade do gestor em proteger e gerenciar o patrimônio público em benefício da coletividade.
- (V) Os bens públicos podem ser tangíveis ou intangíveis. Esses bens constituem o patrimônio público, e a afirmação é verdadeira. No entanto, a parte sobre desfazimento de intangíveis é um equívoco comum, pois nem todos os intangíveis estão sujeitos a desfazimento.
- (F) Os bens públicos intangíveis, por serem imateriais, não têm a fase do aceite, apenas do recebimento. Isso é falso, pois tanto bens tangíveis quanto intangíveis passam pelas fases do recebimento e do aceite na aquisição.
- (V) O controle do patrimônio da Administração Pública, avaliado em moeda corrente, é tão importante quanto o controle orçamentário e financeiro. Esta afirmação é verdadeira pois o patrimônio precisa ser gerido com cuidado para assegurar sua integridade e utilidade.
- (F) Os bens meritórios e de uso especial não se referem a bens que compõem o patrimônio público. Esta afirmação é falsa. A classificação dos bens de uso especial e meritórios não está correta na forma apresentada.
Análise das Alternativas Incorretas:
- Alternativa A - F – V – V – F – F: Contém erros nas afirmações sobre intangíveis e a natureza dos bens públicos.
- Alternativa B - V – V – F – F – F: Incorreta ao não considerar a importância do controle do patrimônio.
- Alternativa C - F – F – V – V – V: Contém erros nas afirmações iniciais sobre a gestão patrimonial e a classificação dos bens.
- Alternativa E - V – F – V – F – V: Contém erros nas afirmações sobre intangíveis e a classificação dos bens de uso especial.
Compreender esses conceitos é crucial para a gestão eficiente do patrimônio público. Espero que esta explicação tenha facilitado seu entendimento sobre o tema!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
D
Analise as afirmações sobre a gestão patrimonial na Administração Pública, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(V) Ao praticar a boa gestão patrimonial o gestor público promove a salvaguarda não só dos bens alocados a determinado ente público, mas que pertence a todos os cidadãos.
(V ) Os bens públicos constituem o patrimônio público e podem ser tangíveis ou intangíveis; sendo que os intangíveis estão sujeitos à fase de desfazimento.
(F) Os bens públicos intangíveis são imateriais. Por isso, quando da sua aquisição, ficam sujeitos à fase do recebimento, sendo desconsiderada a fase do aceite. Cinco fases dos bens públicos: Recebimento e Aceite,Tombamento, Incorporação, movimentação e desfazimento.
(V) O patrimônio da Administração Pública é composto por bens avaliados em moeda corrente e o seu controle é tão importante quanto o controle orçamentário e financeiro.
(F) Os bens que compõem o patrimônio público são denominados meritórios e de uso especial, sendo os de uso especial disponibilizados gratuitamente para a população. Classificação dos bens públicos: Uso comum(colocados à disposição do povo de forma gratuita), uso especial e Dominicais.
A
F – V – V – F – F.
B
V – V – F – F – F.
C
F – F – V – V – V.
D
V – V – F – V – F.
E
V – F – V – F – V.
Classificação dos bens públicos:
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo