Carlos Emanuel, ao ver que seu vizinho João comprou um têni...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1339720 Direito Penal
Carlos Emanuel, ao ver que seu vizinho João comprou um tênis que tanto almejava, decidiu que queria para si. Aguardou João sair de casa, adentrou em seu quarto e pegou o objeto. Ao passar pelo corredor, em direção a saída da residência, pensou em sua mãe e o quanto ela ficaria decepcionada com sua atitude, assim, deixou o tênis próximo à porta e dirigiu-se para fora. Ao se aproximar da saída, a polícia o surpreendeu e o prendeu. Emanuel confessou para os policiais que seu objetivo foi furtar o tênis de seu vizinho. Considerando a situação hipotética apresentada, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A fim de responder corretamente à questão, é preciso analisar a conduta descrita no enunciado e confrontar com o conteúdo de cada um dos itens para verificar qual das alternativas é a correta.
A conduta descrita no enunciado da questão corresponde ao crime de violação de domicílio prevista no artigo 150 do Código Penal, que tem a seguinte redação: "entrar ou permanecer, clandestina ou astuciosamente, ou contra a vontade expressa ou tácita de quem de direito, em casa alheia ou em suas dependências".
Embora a intenção originária do agente fosse praticar o crime de furto, consubstanciado na subtração do tênis da vítima, antes de completar os atos executórios tendentes a consumar o delito, desistiu de prosseguir no seu intuito delitivo, respondendo tão-somente pelo fato típico já consumado. No caso, incide a desistência voluntária, fenômeno jurídico previsto na primeira parte do artigo 15 do Código Penal, que tem a seguinte redação: "o agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza, só responde pelos atos já praticados".
Na desistência voluntária, cabe esclarecer, a execução do crime, inicia-se, como visto, porém o agente muda de ideia e, por sua própria vontade, interrompe o curso dos atos executórios, impedindo a consumação do resultado. De acordo com o jurista alemão Franz Von Lizst, trata-se de uma “ponte de ouro" que proporciona ao agente sair do “lamaçal do crime" para entrar nas “regiões sublimes da cidadania". Em consequência dessa oportunidade legal, o agente responde apenas pelo resultado ocorrido, elidindo os efeitos normativos que a intenção inicial implicaria. É por esse motivo que Carlos Emanuel não responde pela tentativa de furto, embora tenha sido detido no momento mencionado.
Ante as considerações feitas, verifica-se que a alternativa correta é a constante do item (B) da questão.
Gabarito do professor: (B)

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Desistência voluntária e arrependimento eficaz

Art. 15 - O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução (desistência voluntária) ou impede que o resultado se produza (arrependimento eficaz), só responde pelos atos já praticados.

Na questão, a desistência de Carlos Emanuel foi eficaz em impedir a consumação do delito de furto. Assim, ele responde apenas pelo que efetivamente praticou (invasão de domicílio)

( B )

Para melhor compreensão, favor analise comigo este caso:

Carlos Emanuel, ao ver que seu vizinho João comprou um tênis que tanto almejava, decidiu que queria para si. Aguardou João sair de casa, adentrou em seu quarto e pegou o objeto.

I) estamos durante a execução de um crime de furto. É importante o alerta : a jurisprudência atualmente adota a teoria da amotio. O furto se consuma com a inversão da posse do bem. Como já decidido pelo Supremo Tribunal Federal: “Para a consumação do furto, é suficiente que se efetive a inversão da posse, ainda que a coisa subtraída venha a ser retomada em momento imediatamente posterior. Jurisprudência consolidada do Supremo Tribunal Federal.

--------------------------------------------

Ao passar pelo corredor, em direção a saída da residência, pensou em sua mãe e o quanto ela ficaria decepcionada com sua atitude, assim, deixou o tênis próximo à porta e dirigiu-se para fora

II) A desistência voluntária se difere da Tentativa.. Vejamos as diferenças:

Na desistência voluntária : Eu posso continuar , mas não quero

Na Tentativa eu quero continuar , mas Não posso, Porque sou impedido por circunstâncias alheias a minha vontade.

Perceba que o rapaz poderia continuar, mas não quis.

RESPONDE SOMENTE PELOS ATOS PRATICADOS - ART. 150, CP ( VIOLAÇÃO DE DOMICÍLIO)

Só a título de complementação= Estrutura do iter criminis:

Cogitação-------------------Preparação----------------------Execução -----------------------------Consumação.

A desistência voluntaria e a tentativa acontecem entre a execução e a consumação.

Sobre os itens:

A) Carlos Emanuel responderá por tentativa de furto do tênis, já que sua intenção era de subtrair coisa alheia móvel.

O instituto mais adequado é a desistência voluntária, uma vez que iniciou a execução, mas desistiu de prosseguir.

---------------------------

B)Art. 15 - O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza, só responde pelos atos já praticados.   

-----------------

C) Nesse caso, não há que se falar em desistência voluntária, já que o agente não desistiu do ato por vontade própria, e sim, por situações alheias a sua vontade.

Foi voluntária . CUIDADO- Voluntariedade é diferente de espontaneidade

-------------------------

D) Art. 15 - O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza, só responde pelos atos já praticados. 

E) Vide art. 15.

SE O CRIME SE CONSUMA COM A INVERSÃO DA POSSE(TEORIA DA AMOTIO), ENTÃO O CRIME DE FURTO ESTARIA CONSUMADO. LOGO O FATO DELE DEIXAR O TÊNIS PODERIA SER ARREPENDIMENTO POSTERIOR. TENDO EM VISTA JÁ ESTA NA POSSE DELE. FIQUEI COM ESSA DUVIDA. MAS LOGICO QUE AS ALTERNATIVAS NOS LEVA A CRER QUE A ALTERNATIVA UNICA E MAIS CORRETA É A QUE A BANCA DEFINIU.

DESISTÊNCIA VOLUNTÁRIA E ARREPENDIMENTO EFICAZ

AFASTA / ELIMINA A TENTATIVA

Direto ao ponto...

Na desistência voluntária, caso da questão em tela, o agente somente irá responder pelos atos já praticados. Nesse sentido, como teve de ingressar na residência para subtrarir o bem, irá responder por violação de domicílio, e quanto ao furto irá ser beneficiado pela "ponte de ouro", conforme o saudoso professor LFG lecionava.

Gab: "B"

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo