Horácio chegou à sua casa bêbado e, por este motivo, inicio...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q770211 Direito Constitucional
Horácio chegou à sua casa bêbado e, por este motivo, iniciou uma discussão intensa com sua companheira Mariley, agredindo-a verbalmente e fisicamente. Assustada, Mariley ligou para o telefone 190 (emergência PM/RJ) clamando por socorro. Os policiais chegaram ao local às 21 h e Mariley se recusou a abrir a porta, argumentando que havia se entendido com seu companheiro e que, inclusive, este já estava dormindo. Levando em consideração que os policiais não detectaram, naquele momento, que Mariley era constrangida por Horácio a afirmar que estava tudo bem entre o casal; e que de fato havia aparente tranquilidade conjugal, assinale a alternativa correta à luz do direito fundamental à inviolabilidade de domicílio, previsto no artigo 5o, inciso XI, CRFB/88, e consectário entendimento jurisprudencial do STF.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão trata do direito à privacidade, na espécie da inviolabilidade domiciliar. De acordo com o disposto no art. 5º, XI - "a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial", tem-se que:

a) CORRETA. Não foi caso de flagrante delito e, portanto, não poderiam entrar no domicílio.

b) INCORRETA. Seria possível adentrar na casa se houvesse flagrante delito, mesmo sem ordem judicial e em qualquer hora do dia.

c) INCORRETA. Não houve flagrante delito como descrito no caso por não ser detectado nenhuma situação de anormalidade.

d) INCORRETA. Se não houver flagrante delito, os policiais não poderão entrar no domicílio sem o consentimento dos moradores.

e) INCORRETA. Se houvesse flagrante delito, os policiais poderiam adentrar no domicílio em qualquer hora do dia.

Gabarito do professor: letra A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ALT.: A. 

 

Artigo 5º, inciso XI, CRFB/88: A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

 

Bons estudos.

Quem caiu no vacilo como eu de achar que tinha flagrante, deve observar, primeiro que a questão era voltada para constitucional, e segundo, que o flagrante no caso deve ser o próprio, por isso, para que a polícia devesse entrar o lapso temporal deveria ser logo em seguida, bem logo em seguida, da maneira como descreveu o enunciado não está essa temporalidade presente, logo não há flagrante. 

essa questão  te enduz ao erro se  vc tiver estudado a lei marinha da penha  , no entanto como nosso amigo murilo falou essa questão e voltada para direito constitucional . 

A questão traz a necessidade de autorização de Mariley E Horácio, sendo que na verdade depende da autorização de um deles. Nesse sentido conclui que a questão estava errada. 

questão capciosa, você estudou tanto que errou kkkkk o que está começando os estudos agora, talvez tivesse maiores chances de acertar.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo