Considerando o contexto histórico apresentado no texto prece...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q857533 História
     O século XVI marcou o início da colonização do território brasileiro pelos portugueses, mas as terras descobertas ao sul do continente americano e conquistadas por Portugal e Espanha foram, à época, cobiçadas por outros povos europeus como os franceses, ingleses e holandeses, que chegaram a ocupar os domínios portugueses e espanhóis no Novo Mundo. Em meio a essa disputa, ampliada quando Portugal foi incorporado pela Espanha na denominada União Ibérica (1580–1640), situa-se parte significativa da história do Maranhão no período colonial.

Considerando o contexto histórico apresentado no texto precedente, julgue o seguinte item relativo à história do Maranhão no período colonial.

No século XVII, o Maranhão foi local de conflito entre os colonos, que não aceitavam escravizar indígenas, e os jesuítas, que impediam a escravidão africana na região.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Sobre o período colonial no Maranhão julgamos o item.

No período colonial brasileiro a ordem religiosa da Companhia de Jesus se opunha a escravização do nativo, argumentando que este deveria ser catequisado e posteriormente fazer parte da sociedade formal após sua cristianização. Não faziam oposição ao uso de africanos escravizados, já que estes vinha de outro continente. Já os colonos me geral preocupavam-se mais com o fluxo de mão-de-obra para as tarefas e pouco se importavam com a origem do escravizado.

GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

questão passível de erro . houve realmente conflitos pela defesa dos indios contra a escravatura  e foram o jesuitas quem de fato ajudou nessa proteção

.. conflito entre colonos, que não aceitavam escravizar indígenas" o erro está nos colonos, visto que foi uma opção deles a escravizar os indígenas

Jesuítas barrando a escravidão africana? A igreja possuía até bases biblícas para tal ato. 

A Igreja Catolica visava os nativos (indios) como almas puras a serem salvas. Já os negros, como seres sem almas (porém a escravidão gerava um lucro absurdo a Igreja, ganhavam um percentual a cada negro que "benzia" antes de serem transportados à Colônia portuguesa).

Sendo assim, os Jesuítas tinham como objetivo catequizar os nativos, tornando-se um impecilho aos proprietarios de canaviais que desejavam escravizar os mesmos, pois a concorrência no mercado açucareiro quebrou a economia do setor na colônia. Como o custo para adquirir um escravo negro era bem elevado, a solução viável nessas condições era usar nativos como mão de obra escrava.

Bons estudos ! 

Revolta de Beckman: Nesse período Havia um grande problema com a falta de mão-de-obra escrava na região. Os escravos fornecidos pela Companhia de Comércio do Maranhão eram insulficientes para as necessidades dos proprietários rurais. Uma solução seria a escravização de indígenas, porém os jesuítas eram contrários. GAB: ERRADO 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo