Considerando o contexto histórico apresentado no texto prece...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q857534 História
     O século XVI marcou o início da colonização do território brasileiro pelos portugueses, mas as terras descobertas ao sul do continente americano e conquistadas por Portugal e Espanha foram, à época, cobiçadas por outros povos europeus como os franceses, ingleses e holandeses, que chegaram a ocupar os domínios portugueses e espanhóis no Novo Mundo. Em meio a essa disputa, ampliada quando Portugal foi incorporado pela Espanha na denominada União Ibérica (1580–1640), situa-se parte significativa da história do Maranhão no período colonial.

Considerando o contexto histórico apresentado no texto precedente, julgue o seguinte item relativo à história do Maranhão no período colonial.

A revolta liderada pelo senhor de engenho Manuel Beckman foi vitoriosa: coroado rei, Beckman governou o Maranhão por muitos anos até ser condenado e enforcado pelo Tribunal do Santo Ofício, fato que resultou na reintegração da região ao Estado do Brasil.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Sobre a Revolta de Beckman julgamos o item.

A revolta contra o modelo de governo português sobre a região, baseado no monopólio da Companhia de Comércio do Maranhão,  foi violentamente reprimida e ainda durante sua ocorrência alguns revoltosos já indicaram sinais de desistir de seus planos com a chegada de tropas portuguesas. Dente seus principais líderes alguns foram condenados a morte por enforcamento público enquanto outros receberam a prisão perpétua. 

GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errado. Manuel Beckman não foi nomeado governador, após expulsar o antigo governador de Maranhão durante a revolta de Beckman, a metrópole portuguesa enviou um novo governador para o estado de Maranhão, Gomes Freire de Andrade, que decretou morte pela força, após a captura de Manuel Beckman.

A Revolta de Beckman foi uma rebelião nativista ocorrida na cidade de São Luís (estado do Maranhão) em 1684.

 

Causas

 

Grande insatisfação dos comerciantes, proprietários rurais e população em geral com a Companhia de Comércio do Maranhão, instituída pela coroa portuguesa em 1682. 

 

Os comerciantes reclamavam do monopólio da Companhia.

 

Os proprietários rurais contestavam os preços pelos quais a Companhia pagava por seus produtos.

 

Já grande parte da população maranhense estava insatisfeita com a baixa qualidade e altos preços cobrados pelos produtos manufaturados comercializados pela Companhia na região. Outros produtos como trigo, bacalhau e vinho chegavam à região em quantidade insulficiente, demoravam para chegar e ainda vinham em péssimas condições para o consumo.

 

Havia também o problema de falta de mão-de-obra escrava na região. Os escravos fornecidos pela Companhia eram insulficientes para as necessidades dos proprietários rurais. Uma solução seria a escravização de indígenas, porém os jesuítas eram contrários. 

 

Objetivo principal:

 

Finalizar as atividades da Companhia de Comércio do Maranhão, para acabar com o monopólio.

 

Como ocorreu

 

Na noite de 24 de fevereiro de 1684, os irmãos Manuel e Tomás Beckman, dois proprietários rurais da região, com o apoio de comerciantes, invadiram e saquearam um depósito da Companhia de Comércio do Maranhão. Os revoltosos também expulsaram os jesuítas da região e tiraram do poder o governador.

 

Reação de Portugal

 

A corte portuguesa enviou ao Maranhão um novo governador para acabar com a revolta e colocar ordem na região.Os revoltosos foram presos e julgados. Os irmãos Beckman e Jorge Sampaio foram condenados a forca.

 

GABARITO: ERRADO

FONTE:https://www.historiadobrasil.net/resumos/revolta_de_beckman.htm

 

Nossa mano, que misturada braba! O rei não pode ser condenado já que ele é a autoridade máxima, apenas ele pode condenar ou absolver, a revolta é de carater nativista, nem é emancipacionista como a Inconfidência Mineira e a Cabanagem que buscavam independência/separação.      

A revolta dos irmãos beckman está relacionada com a insatisfação da população com a companhia companhia do Estado do Maranhão,pelo qual tinha a obrigação de fornecer escravos suficientes para os latifundiários ,cerca de 500 anuais. Além disso fornecer alimentos e vender manufaturas. Porém a companhia vendiam produtos manufaturados de péssima qualidade com preços altos e pouca quantidade de escravos.

TODAS as revoltadas foram um fracasso.

  • revolta de Beckham - maranhão
  • guerra da emboabas - minas gerais
  • guerra dos mascates - Pernambuco

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo