Acerca dos problemas sociais urbanos no Brasil e de seus des...
Acerca dos problemas sociais urbanos no Brasil e de seus desdobramentos socioeconômicos e socioespaciais, julgue o item a seguir.
O espaço urbano brasileiro, apesar de propiciar crescimento
e desenvolvimento, gera também desigualdade, problema
social que atinge parcela significativa da população em todas
as regiões do Brasil.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Na pergunta é solicitado ao candidato que julgue uma afirmação que aponta que o espaço urbano, embora propiciasse crescimento e desenvolvimento, também gera desigualdade, problema que assolar grande parte da população brasileira.
Gabarito do Professor: Certo.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB: C
GABARITO CERTO
VA E VENÇA GUERREIRO
Favelização: A falta de planejamento e de políticas públicas faz com que muitas pessoas (ao dirigirem-se às cidades e não encontrar locais para abrigarem-se) ocupem áreas terrenas, muitas vezes em áreas de risco. A favelização é uma consequência do inchaço urbano e da ocupação desordenada das cidades.
Excesso de lixo: Visivelmente, onde há maior concentração de pessoas, há também maior produção de lixo. O aumento do número de habitantes nas grandes cidades fez com que houvesse maior produção de lixo, que, por vezes, é descartado de maneira incorreta, provocando outros problemas urbanos e também problemas ambientais. Segundo o IBGE, no Brasil, cerca de 50% do lixo gerado é depositado em locais incorretos, a céu aberto.
Poluição: A questão da poluição pode ter diversas naturezas. As grandes cidades concentram, além de um elevado número de habitantes, também um grande número de indústrias e automóveis, que, diariamente, emitem diversos gases poluentes à atmosfera, causando poluição do ar. A poluição sonora e visual também é um grande problema vivido nos centros urbanos, comprometendo o bem-estar da população.
Violência: Processos como a marginalização da população por meio da favelização ou da ocupação desordenada contribuem para o aumento da violência. O inchaço das cidades associado à incapacidade de abrigar toda a população, às condições insalubres de moradia e à falta de políticas públicas que atendam essa parcela da população tem como consequência direta o aumento da criminalidade.
Inundações: O processo de urbanização está atrelado a diversas questões, como o aumento da produção de lixo associado à impermeabilização do solo. O asfaltamento das cidades e o mau planejamento prejudicam o escoamento das águas, provocando inundações.
Na era da economia global, as desigualdades aumentaram entre os países
e dentro deles. Importante salientar que o padrão médio de vida
melhorou em todas as camadas sociais, em todos territórios do mundo,
inclusive nos africanos, mas estas melhorias foram mais acentuadas no
mundo desenvolvido.
(FIXAÇÃO)
A população que não residem em áreas urbanizadas migram para essas áreas em busca de melhoria de vida, aumentando assim significativamente a quantidade da população, com isso vem consigo a desigualdade e os problemas sociais.
CERTO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo