Samuel, 28 anos, procura atendimento na emergência com cris...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão é a Alternativa C - grave.
Para classificar a gravidade de uma crise de asma, analisamos os sinais clínicos e dados objetivos do paciente. Vamos entender como isso se aplica ao caso de Samuel:
Asma Grave: Caracteriza-se por sintomas intensos, como dispneia em repouso e dificuldade em falar frases completas, indicadores de comprometimento respiratório significativo. No exame físico de Samuel, observamos uma frequência respiratória elevada (FR = 30 IRPM), sibilos difusos na ausculta e saturação de oxigênio baixa (Sat O2 = 90%). Esses dados são consistentes com uma crise de asma classificada como grave.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A - leve: Em crises leves, os sintomas são mais amenos, como dispneia ao esforço, e a saturação de oxigênio geralmente está acima de 95%. As características apresentadas por Samuel são muito mais severas para serem consideradas leves.
Alternativa B - moderada: A asma moderada costuma ter sintomas menos intensos que a asma grave. Pacientes podem apresentar dificuldade em falar, mas não a incapacidade de formar frases completas. A saturação de oxigênio geralmente está entre 90% a 95%, porém, a combinação de todos os sintomas de Samuel indica um quadro mais severo.
Alternativa D - iminência de parada cardíaca: Esta condição é muito mais crítica e envolve sintomas de insuficiência respiratória iminente, como bradicardia ou extremidades cianóticas, que não foram mencionados no caso de Samuel.
Portanto, ao avaliar o quadro clínico de Samuel e considerando os parâmetros descritos, a classificação correta da crise de asma é grave.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo