Analise as afirmativas a seguir sobre prurido anal. I. O pr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1883500 Medicina
Analise as afirmativas a seguir sobre prurido anal.

I. O prurido anal secundário é a forma mais comum desta condição dermatológica.
II. Hamamélia, Colchicina e deficiência de vitamina D podem ser causas de prurido anal primário.
III. A aplicação intradérmica e subcutânea de índigo azul na região perianal e anoderma apresenta bons resultados a curto e longo prazos no tratamento do prurido anal primário.

Está correto o que se afirma em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: B - II, apenas.

Vamos analisar as afirmativas para entender por que a alternativa B é a correta:

I. O prurido anal secundário é a forma mais comum desta condição dermatológica.

Esta afirmativa está incorreta. Na prática clínica, o prurido anal primário é mais frequentemente diagnosticado. O prurido anal primário não é associado a uma causa específica subjacente, enquanto o prurido anal secundário está relacionado a condições identificáveis, como infecções, doenças dermatológicas ou sistêmicas.

II. Hamamélia, Colchicina e deficiência de vitamina D podem ser causas de prurido anal primário.

Esta afirmativa está correta. Embora o prurido anal primário não tenha uma causa definida como uma condição subjacente associada, certos fatores ou substâncias como a Hamamélia e Colchicina podem causar irritação local e, portanto, prurido. A deficiência de vitamina D também tem sido associada a problemas dermatológicos que podem causar ou agravar o prurido.

III. A aplicação intradérmica e subcutânea de índigo azul na região perianal e anoderma apresenta bons resultados a curto e longo prazos no tratamento do prurido anal primário.

Esta afirmativa está incorreta. Não há evidências científicas suficientes para apoiar o uso de índigo azul como tratamento eficaz para o prurido anal primário. Os tratamentos mais convencionais incluem mudanças dietéticas, higiene local adequada e o uso de pomadas ou medicamentos tópicos específicos.

Por isso, a alternativa B é a única correta, pois reflete uma interpretação precisa do papel de certas substâncias e deficiências na manifestação do prurido anal.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a B, que afirma que "Hamamélia, Colchicina e deficiência de vitamina D podem ser causas de prurido anal primário". Prurido anal, ou coceira no ânus, pode ser primário ou secundário. No prurido anal primário, a causa é desconhecida, no entanto, pode estar associado a certos fatores como a Hamamélia e a Colchicina, que são plantas com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, e a deficiência de vitamina D. Já o prurido anal secundário é causado por uma condição subjacente, como infecções, doenças de pele ou hemorróidas, o que contradiz a afirmação de que o prurido anal secundário é a forma mais comum dessa condição dermatológica. Sobre a afirmação III, não há evidências suficientes na literatura médica que suportem a aplicação intradérmica e subcutânea de índigo azul na região perianal e anoderma apresenta bons resultados a curto e longo prazos no tratamento do prurido anal primário. Portanto, somente a afirmação II está correta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo