Em relação às teorias de currículo, de acordo com Tadeu (20...
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Gabarito comentado
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Vamos analisar a questão sobre teorias de currículo com base nas ideias de Tadeu (2011). O tema central aqui é compreender as diferenças entre as teorias críticas e as teorias pós-críticas do currículo, principalmente no que diz respeito às relações de poder e ao conhecimento.
A resposta correta é a Alternativa C, que é a opção INCORRETA. Vamos entender por quê:
Alternativa C: A afirmação de que, nas teorias pós-críticas, o conhecimento é exterior ao poder e se opõe a ele é equivocada. As teorias pós-críticas, na verdade, afirmam que o conhecimento é intrinsecamente ligado ao poder. Elas exploram como o conhecimento e o poder se influenciam mutuamente, não sendo possíveis de separar.
Agora, vamos examinar por que as outras alternativas estão corretas:
Alternativa A: As teorias críticas, de fato, veem o currículo como um espaço de poder, onde as relações sociais são refletidas. Elas afirmam que o currículo pode perpetuar ideologias capitalistas.
Alternativa B: As teorias pós-críticas expandem as críticas das teorias críticas e continuam a analisar o currículo em função das relações de poder. Isso está de acordo com a abordagem destas teorias.
Alternativa D: As teorias pós-críticas rejeitam a ideia de uma consciência centralizada e coerente, diferenciando-se das teorias críticas. Elas enfatizam a complexidade da formação subjetiva através do currículo.
Alternativa E: As teorias pós-críticas questionam conceitos que implicam em uma essência subjetiva, como alienação e emancipação, alinhando-se à ideia de que estas noções podem ser limitantes.
Para resolver questões como essa, é importante compreender a essência de cada teoria e como elas abordam o currículo em termos de poder e subjetividade. Sempre que enfrentar uma questão semelhante, preste atenção aos conceitos-chave e como eles são definidos e contrastados dentro dos estudos curriculares.
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Comentários
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ALTERNATIVA (LETRA C)
A alternativa tornou-se incorreta por isso:
Nas teorias pós-críticas, o conhecimento NÃO é exterior ao poder, o conhecimento NÃO se opõe ao poder. O conhecimento NÃO é aquilo que põe em xeque o poder: o conhecimento é parte inerente do poder.
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