Tumor benigno que ocorre exclusivamente em recém-nascido: a ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é a identificação de um tumor benigno específico de recém-nascidos. Para resolver essa questão, é necessário ter conhecimento sobre as características clínicas e específicas de lesões bucais que ocorrem nessa faixa etária.
Alternativa correta: B - Epúlide congênita
A epúlide congênita é uma lesão benigna que ocorre exclusivamente em recém-nascidos. Ela se apresenta ao nascimento como uma massa rósea, que pode ser lisa ou lobulada, e geralmente é pedunculada. As dimensões podem variar de poucos milímetros até mais de 7 cm, o que coincide com a descrição apresentada no enunciado da questão. Esta lesão é mais comumente encontrada na região anterior da maxila dos recém-nascidos.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
A - Nódulos de Bohn: Estes são pequenos cistos que aparecem na mucosa alveolar de recém-nascidos e são cheios de queratina. Eles não são tumores e não apresentam as características descritas no enunciado, como massa pedunculada e de grandes dimensões.
C - Pérolas de Epstein: São pequenas estruturas císticas que se formam no palato de recém-nascidos, também cheias de queratina. Como os nódulos de Bohn, não são tumores e não correspondem à descrição da epúlide congênita.
D - Cistos da lâmina dentária: Estes cistos se formam a partir de restos da lâmina dentária e aparecem na gengiva dos recém-nascidos. Embora também sejam comuns nessa faixa etária, eles não apresentam as características de serem massas pedunculadas e de grande tamanho, como descrito no enunciado.
Por meio dessa análise, podemos ver que apenas a alternativa B descreve corretamente a lesão abordada no enunciado, que é exclusiva de recém-nascidos e possui as características clínicas descritas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo