“A redução do risco de desastres passou a se concentrar tant...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Psicologia |
Q2172752 Psicologia
“A redução do risco de desastres passou a se concentrar tanto nas ameaças naturais e de origem humana como nos perigos ambientais, tecnológicos e biológicos conexos”. (LOPES; FILHO. In: SANT’ANNA FILHO; LOPES, 2017)
Considerando a atuação da psicologia nas emergências, nos desastres e nos incidentes críticos, marque a opção INCORRETA
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão que trata da atuação da psicologia em emergências e desastres. O objetivo central é identificar a alternativa INCORRETA relacionada às reações psicológicas e impactos desses eventos.

Alternativa C: "Os incidentes críticos, por serem eventos de menor impacto, não exigem a mesma preparação que os desastres por parte dos envolvidos. Por isso, não causam angústia sintomática."

A alternativa C é a resposta INCORRETA. Isso porque, mesmo que incidentes críticos sejam eventos de menor impacto comparados aos desastres, eles ainda podem causar angústia e reações sintomáticas nas pessoas envolvidas. A preparação e atenção psicológica são necessárias para mitigar esses efeitos.

Vamos analisar por que as outras alternativas estão corretas:

Alternativa A: "A angústia pós-traumática se refere às reações apresentadas pelos afetados que se diferem muito daquelas expressas no cotidiano, considerando a especificidade de enfrentar uma situação nova, muito dolorosa ou que indique ameaça à integridade física e emocional."

Essa alternativa está correta. A angústia pós-traumática descreve reações intensas que fogem ao comportamento habitual devido à exposição a eventos extremos ou ameaçadores.

Alternativa B: "Os desastres podem ser definidos como resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem sobre um ecossistema vulnerável, causando danos humanos, materiais e/ou ambientais e, consequentemente, prejuízos econômicos e sociais."

Correta. Essa definição abrange a natureza e o impacto dos desastres, destacando suas consequências múltiplas, que incluem danos físicos, materiais e sociais.

Alternativa D: "Situações de 'segundo desastre' são aquelas que se referem ao profundo impacto emocional nas pessoas, nas comunidades e nas equipes de primeiros socorros, o que pode durar muito tempo e interferir na posterior reconstrução da comunidade afetada."

Esta alternativa também está correta. O termo 'segundo desastre' refere-se ao impacto psicológico prolongado que pode dificultar a recuperação e reconstrução das comunidades afetadas.

Para resolver questões como essa, preste atenção nos detalhes das descrições e definições, e em como elas se relacionam com o entendimento psicológico dos eventos de crise.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A opção INCORRETA é a C. Os incidentes críticos, mesmo sendo eventos de menor impacto comparados a desastres, ainda exigem preparação adequada por parte dos envolvidos e podem causar angústia sintomática. A psicologia das emergências estuda o comportamento das pessoas em incidentes críticos, acidentes e desastres, desde uma ação preventiva até o pós-trauma, e pode incluir intervenções para compreensão, apoio e superação do trauma psicológico às vítimas e aos profissionais. Portanto, a afirmação de que incidentes críticos não causam angústia sintomática e não exigem a mesma preparação que os desastres é incorreta

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo